Por Diego Lima Em Santos Atualizada em 31 JAN 2022 - 09H25

Dom Bosco: Um santo para a juventude

Santo e amigo dos jovens, dedicou sua vida à evangelização

Divulgação
Divulgação


Vamos falar sobre o patrono da Juventude: São João Bosco, cuja festa litúrgica é celebrada no último dia de janeiro. Nasceu na Itália em agosto de 1815 e, com apenas dois anos de idade, perdeu o pai. Sua mãe teve papel fundamental na sua formação humana e cristã. Mesmo com uma infância difícil, já evangelizava as crianças e isso despertava o desejo de ser sacerdote.

Essa relação entre sua juventude e os jovens seguiu em seu coração, mesmo tendo que sair cedo de sua casa. Aos 26 anos, recebeu o Sacramento da Ordem e tornou-se um padre para cuidar dos jovens, sempre muito atencioso e prestativo a todos, de modo especial com a juventude que necessitava de atenção e evangelização. Papa Francisco, no prefácio do livro “Evangelii gaudium com Dom Bosco", destaca que, mesmo com as dificuldades, a alegria de evangelizar a juventude o motivava. Segundo o sumo pontífice, ele não era “um santo com a cara de Sexta-Feira Santa, triste, mas sim do Domingo de Páscoa”. Ele era um “portador saudável” da “alegria do Evangelho”.

Dom Bosco também foi o criador dos oratórios. Para ele, o oratório era um lugar onde as podiam livremente se realizar, praticando jogos lúdicos, sendo assistidos e acompanhados de catequese e até orientações profissionais. Seu trabalho perpetua até hoje, por meio da Congregação dos Salesianos, fundada por Dom Bosco e dedicada à proteção de São Francisco de Sales, uma congregação religiosa masculina dedicada à atividade apostólica e missionária e às obras que visam a caridade cristã, mas sobretudo ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados. Faleceu em 31 de janeiro de 1888, deixando um grande legado de evangelização. Canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI, foi declarado como o “apóstolo da juventude, inteiramente dedicado à glória de Deus e à salvação das almas”.

Um grande exemplo para todos nós, Dom Bosco nos mostra que muitas vezes a “missão” está mais perto do que se imagina. “São João Bosco não foi procurar os jovens em qualquer lugar distante ou especial; simplesmente aprendeu a olhar, a ver tudo o que acontecia ao redor na cidade e a vê-lo com os olhos de Deus, ficando impressionado com as centenas de crianças e de jovens abandonados, sem escola, sem trabalho e sem a mão amiga duma comunidade.

Havia muita gente que vivia naquela mesma cidade, e muitos criticavam aqueles jovens, mas não sabiam vê-los com os olhos de Deus. “É preciso ver os jovens com os olhos de Deus”, destacou o Papa Francisco durante a vigília de oração na Jornada Mundial da Juventude, em 2019, no Panamá. Peçamos a intercessão de Dom Bosco sobre nossa vida e, sobretudo, em nossos projetos e, que assim como ele, também confiemos na Virgem Maria!

Divulgação
Divulgação

Trecho da Carta de Dom Bosco à Juventude

Meus caros jovens, eu os amo de todo o meu coração e basta-me que vocês sejam para que eu os ame extraordinariamente. Eu lhes garanto que vocês encontrarão livros que lhes foram dirigidos por pessoas mais virtuosas e mais sábias que em muitos pontos, mas dificilmente vocês poderão encontrar algum que o ame mais que eu em Jesus Cristo e deseja mais a felicidade de vocês. Conservem no coração o tesouro da virtude, porque possuindo-o vocês têm tudo, mas se o perderem, vocês se tornarão os homens mais infelizes do mundo. Que o Senhor esteja sempre com vocês e que Ele lhes conceda seguir os simples conselhos presentes, para que vocês possam aumentar a glória de Deus e obter a salvação da alma, fim supremo para o qual fomos criados. Que o Céu lhes dê longos anos de vida feliz e que o santo temor de Deus seja sempre a grande riqueza que os cumule de bens celestes aqui e por toda a eternidade. Vivam contentes e que o Senhor esteja com vocês. Seu muito afeiçoado em Jesus Cristo.

Fonte: Jovem Mílite

Escrito por
Diego Lima
Diego Lima

Jornalista e consagrado a Nossa Senhora pelo método de São Maximiliano Kolbe, Diego escreve para a revista Jovem Mílite.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em Santos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.