Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Leitura Bíblica: Mt 4,18-22
“Estando Jesus a caminhar junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes: ‘Segui-me e eu vos farei pescadores de homens’. Eles, deixando imediatamente as redes, o seguiram.”
* Pedro estava desempenhando o seu ofício de pescador, juntamente com seu irmão, André, na ocasião de seu chamado. Ao ouvir o chamado de Cristo, Pedro abandona tudo e segue o Filho de Deus. O chamado dos primeiros discípulos é um convite a todos os que ouvem a mensagem de Jesus.
Refletindo sobre a nossa missão: Batizados e enviados a seguir Jesus para lançarmos nossas redes para águas mais profundas a serviço do Reino de Deus.
*******************************************************
Em nome do Pai do e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Leitura Bíblica: Mt 14,27-33
“Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.
Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus”.
* O fato de Jesus ter repreendido Pedro por ter afundado mostra que Jesus considerava Pedro o verdadeiro responsável por se manter sobre as águas e não Deus, pois seria injusto que Jesus o repreendesse por isso quando quem estava no controle do que estava acontecendo não era Pedro e sim o próprio Deus. Jesus socorreu Pedro, mas não deixou de repreendê-lo ao fazer isso. O melhor de Deus para Pedro naquela ocasião teria sido não ter afundado, mas ter ficado firme em sua fé sem precisar da ajuda de Jesus para não morrer por causa da incredulidade. A fé é uma força espiritual, baseada em uma convicção interior, que não precisa da confirmação das circunstâncias exteriores para que funcione. Mesmo que as circunstâncias ao redor indiquem o contrário, se a pessoa se mantiver em fé, sem duvidar, aquilo que ela quis ou disse, acontecerá!
Refletindo sobre a nossa missão: Batizados e enviados a ouvirmos o chamado de Cristo ao discipulado no trabalho de sua Igreja.
******************************************************
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Leitura Bíblica: Mt 16,13-17
“Chegando Jesus ao território de Cesareia de Filipe, perguntou aos discípulos: ‘Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?’ Disseram: ‘Uns afirmam que é João Batista, outros que é Elias, outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas”. Então lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Simão Pedro, respondendo, disse: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’. Jesus
respondeu-lhe: ‘Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne ou o sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus.”
* Em diálogo com seus discípulos, Jesus os questiona sobre a sua identidade: “Quem dizem que eu sou? E vós, quem dizeis que eu sou?”. Nesta passagem, nos fica claro que uma coisa é seguir a opinião corrente e parcial. Outra coisa é fazer a experiência pessoal com o Senhor, como Pedro que, em uma revelação do próprio Deus, responde “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
Refletindo sobre a nossa missão: Batizados e enviados a professar nossa fé com atos concretos em uma sociedade que ainda desconhece a Jesus como o Filho do Deus vivo.
*******************************************************
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Leitura Bíblica: Jo 6,67-69
“Então disse Jesus aos doze: ‘Não quereis vós também partir?’ Simão Pedro respondeu-lhe: ‘Senhor, a quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna e nós cremos e reconhecemos que tu és Santo de Deus.’”
* Após o discurso do pão e do dom da vida, muitos fiéis, que seguiam Jesus por causa de seus milagres, perderam a fé e abandonaram o seguimento ao Mestre. Pedro, em nome daqueles que permanecem fiéis, confirma que não existe outro caminho verdadeiro a não ser Jesus.
Refletindo sobre a nossa missão: Batizados e enviados, como membros do Corpo de Cristo, a sermos fiéis e a demonstrarmos nossa fé incondicional nas obras do Cristo vivo.
*****************************************************
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Leitura Bíblica: Mt 16,18-19
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.”
* Jesus confia a Pedro a missão de construir uma Igreja fundada em bases firmes, que seja a comunidade dos chamados e enviados à missão. A rocha é capaz de sustentar a edificação diante das tempestades.
Refletindo sobre a nossa missão: Batizados e enviados a sermos Igreja em saída para revelar ao mundo, com fidelidade, o mistério de Cristo, até que no fim dos tempos ele se manifeste na plenitude de sua luz.
*************************************************
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Leitura Bíblica: Jo 21,15-17
“Depois de comerem, Jesus disse a Simão Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?’ Ele lhe respondeu: ‘Sim, Senhor, tu sabes que te amo’. Jesus lhe disse: ‘Apascenta os meus cordeiros’. Uma segunda vez lhe disse: ‘Simão, filho de João, tu me amas?’ – ‘Sim, Senhor’, disse ele, ‘tu sabes que te amo’. Disse-lhe Jesus: ‘Apascenta as minhas ovelhas’. Pela terceira vez, disse-lhe: ‘Simão, filho de João, tu me amas?’ Entristeceu-se Pedro porque
pela terceira vez lhe perguntara “Tu me amas?’ e lhe disse: ‘Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo’. Jesus lhe disse: ‘Apascenta as minhas ovelhas’”.
* Nesta passagem, após a ressurreição, Jesus pergunta a Pedro três vezes se ele o ama. Com humildade e tristeza no coração, Pedro conclui seu ato penitencial dizendo: “Senhor, tu sabes de tudo, tu sabes que te amo.” Como que perdoado de suas três negações no episódio da Paixão, Pedro recebe de Cristo, antes da Ascensão, a missão de apascentar o grande rebanho de Cristo.
Refletindo sobre a nossa missão: Batizados e enviados a amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos na missão permanente de cuidar daqueles que mais precisam de uma mão estendida.
****************************************************
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Leitura Bíblica: At 2,14-21
“Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos. E também, do meu Espírito, derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
E farei aparecer prodígios em cima, no céu; e sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
* Após a vinda do Espírito Santo, Pedro discursa com propriedade sobre a boa nova de Pentecostes e aquilo que seria a força da Igreja daquele momento em diante: o amor divino. Falar sobre o amor divino abstratamente todos podem falar. Mas, do amor divino que se fez carne em Jesus, só falam com propriedade os que o experimentaram na fé da Igreja.
Refletindo sobre a nossa missão: Batizados e enviados a termos coragem de anunciar a boa nova da ressureição de Cristo presente no meio de nós pelo Espírito Santo.
*******************************************************
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Leitura Bíblica: 1Pd 3,13-17
“E quem vos há de fazer mal, se sois zelosos do bem? Mas se sofreis por causa da justiça, bem-aventurados sois! Não tenhais medo nenhum deles, nem fiqueis conturbados; antes, santificai a Cristo, o Senhor, em vossos corações, estando sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pede; fazei-o, porém, com mansidão e respeito, conservando a vossa boa consciência, para que, se em alguma coisa sois difamados, sejam confundidos aqueles que ultrajam o vosso bom comportamento em Cristo, pois será melhor que sofrais – se esta é a vontade de Deus – por praticardes o bem do que praticando o mal.”
* Pedro exorta os cristãos à fidelidade ao projeto do Reino e sobre como devem se comportar diante das perseguições e desafios deste mundo. Ele diz que a vida de santidade é a arma mais poderosa para vencer os obstáculos. Somente uma entrega total a Cristo nos leva a imitá-lo na mansidão, no respeito e na não violência diante das potências do mal.
Refletindo sobre a nossa missão: Batizados e enviados a apresentarmos corajosamente as razões pelas quais cultivamos a esperança e lutamos por um mundo melhor.
******************************************************
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém
Leitura Bíblica: 2Pd 3,13
“Nós, porém, segundo sua promessa, esperamos novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça.”
* Quando Pedro discursa sobre a segunda vinda de Cristo, ele nos exorta à importância da conversão e de praticarmos a justiça enquanto cristãos, de acordo com os ensinamentos de misericórdia e de amor.
Refletindo sobre a nossa missão: Batizados e enviados a pregar a conversão e a justiça para a instauração do novo céu e da nova terra.
*****************************************************
(rezar ao final, para todos os dias)
Ó glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a quem o Senhor Jesus
escolheu para ser o fundamento da sua Igreja, entregou as chaves do
Reino dos Céus e constituiu pastor universal de todos os fiéis, queremos ser sempre vossos devotos. Confiantes na Palavra do Senhor que vos disse: “Tudo que ligares na terra será ligado nos céus” e no encargo que vos deu de confirmar os irmãos na fé, concedei-nos a graça de, diante da diversidade das opiniões dos homens, saber como vós professar com firmeza nossa fé em Cristo, Filho de Deus, e permanecer naquele amor a Jesus que por três vezes, proclamastes após a ressurreição. Dai-nos que, fiéis aos ensinamentos do evangelho, permaneçamos unidos ao rebanho do Senhor, confiado à vossa guarda, e no amor do Santo Padre, o Papa, vosso legítimo sucessor, a fim de que, após o tempo desta vida, possamos nos unir para sempre à Igreja triunfante no céu. Amém!
São Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, rogai por nós
26º Domingo do Tempo Comum l 29 de setembro de 2024
Neste Evangelho encontramos algo ainda muito comum em nossos dias. Deparamo-nos com pessoas que se dizem discípulos de Jesus proibindo alguém de fazer o bem, por não pertencer ao seu grupo, à sua igreja. Já pensou? Não podia fazer o bem, por não pertencer ao seleto grupo de apóstolos.
25º Domingo do Tempo Comum l 22 de setembro de 2024
No Evangelho de hoje Jesus nos fala dos verdadeiros valores do Reino de Deus. Jesus está a caminho de Jerusalém, não para conquistar um reino deste mundo, mas para dar a sua própria vida para nos salvar.
24º Domingo do Tempo Comum l 15 de setembro de 2024
Jesus e seus discípulos estão no caminho de Cesaréia de Felipe, e Ele decide que é hora de testar o conhecimento de seus discípulos quanto à sua pessoa. Jesus então vai direto ao assunto com esta pergunta: “Quem dizem as pessoas que eu sou?”
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.