Por Espiritualidade Em São Maximiliano Kolbe

A visão do Papa para a Igreja

“Uma visão global da vida católica numa nova maneira, na consagração à Imaculada” (Escrito de São Maximiliano Kolbe 1220)

Vatican News
Vatican News
Papa Francisco (Vaticano)


Josimara Santos
Missionária da Imaculada-Padre Kolbe

Uma visão global quer dizer integral, não vista somente por um ângulo, mas como um todo, desde o contexto que estamos inseridos, a visão de mundo, com os costumes, ideias, experiências e, por que não dizer, toda essa antropologia até a religião. Precisamos de uma visão que nos leve a contemplar a realidade com os olhos de Deus e o coração da Imaculada, ou seja, com olhar de mãe e com o desejo de que todos os seus filhos estejam protegidos, cuidados e amados por Deus.

Se pegarmos este escrito de Kolbe, juntamente com a obediência que São Maximiliano Kolbe tinha ao Papa, à Igreja e à Ordem Franciscana Conventual na pessoa de seus superiores, percebemos um visionário que enxergava em tudo a vontade de Deus.

São Maximiliano buscava contemplar os acontecimentos, meditar e se perguntar o que poderia fazer, e agir de maneira concreta. Podemos levar esse método para a nossa vida em meio às decisões e questões a serem resolvidas. Precisamos parar e, com São Maximiliano Kolbe, trilhar essa estrada de discernimento.

O Papa Francisco também demonstra essa abertura de visão, mente e coração para discernir a vontade de Deus. Quando o Papa fala de Igreja em saída, por exemplo, logo lembramos do trecho bíblico do Êxodo que diz: “Eu vi a opressão de meu povo no Egito, opressores e tomei conhecimento de seus sofrimentos. Desci para libertá-los das mãos dos egípcios e fazê-los sair desse país para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel” (Ex 3,7-8).

Da mesma forma que Deus vê o sofrimento de Seus filhos, lhes toca as feridas com ternura, derrama o bálsamo de Sua misericórdia sobre elas, também os cristãos devem ir ao encontro dos Seus filhos no atual contexto de desafios e convida todos à coerência.

Desejo que você sinta no Papa Francisco, e em todos os Papas da Igreja, alguém próximo a quem você e eu possamos chamar de pai; e enxergar nele, com suas limitações e virtudes, alguém que torna visível o rosto de Deus, que nos leva até Deus e nos faça tocar o céu.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.