São Maximiliano Kolbe

Caminhar com fé

Aproximando-nos cada vez mais de São Maximiliano Kolbe, percebemos que toda a sua vida e missão amadureceram cada vez mais porque foram alimentadas pela fé

Escrito por Espiritualidade

14 NOV 2022 - 00H00

Divulgação

Quanto é necessária a entrega nas mãos de Deus! Podemos até dizer que é a decisão mais importante que podemos tomar em nossa vida. Mas é a fé que nos torna capazes de nos entregarmos nas mãos de Deus como crianças. A gente experimenta, de fato, muitas resistências do coração! A Bíblia fala de “coração duro” que, por causa da dor ou do pecado, pode tornar-se como uma pedra impermeável que nos induz a pensar que tudo em nossa vida dependa só da iniciativa humana.

Esta atitude, ao longo do tempo, tem o terrível poder de tirar de nós o brilho da vida, a capacidade de saborear com ânimo agradecido os pequenos, mas preciosos momentos que fazem única a nossa jornada. São Maximiliano Kolbe nos indica o caminho e nos mostra que a confiança não é algo que brota por si só, mas é algo que precisamos escolher sempre. Não importa se estamos vivendo uma situação fácil ou um momento difícil. Penso, então, na experiência da doença que Frei Kolbe viveu por toda a sua vida. Levado ao sanatório por causa da tuberculose, ele escreveu: “Eis que já me encontro no lugar em que agora devo estar. Este lugar, para mim, é o mais adequado (...). Que se realize então a vontade de Deus, não importa se fica a doença, se ela piora ou se o mal vai embora”.

Estas palavras mostram uma atitude de entrega e de serenidade. Mas, em seguida, ele escreveu também que deverá ficar no hospital mais dois meses “como um exilado”. Sim, ele também sente a dureza dessa situação, a frustração dessa inatividade forçada, mas busca a força para viver tudo isso numa atitude de fé. Ele sente a necessidade de ler tudo aquilo que vive com um olhar de fé. “Deus não sabe mesmo de tudo? Não é mesmo onipotente? Tudo o que acontece na natureza e até os corações dos homens, não estão todos nas Suas mãos? (...). Pode Ele permitir algo que não seja para o nosso bem, para o nosso bem maior, para o máximo bem possível? Que devemos então fazer? Confiar em Deus”

Fé: Viver com amor e confiança

“Às vezes a vida é tão dura! Parece que não existe mais uma saída. Que devemos fazer então? Confiar em Deus! Com essa confiança, apesar de não entender totalmente e diretamente as coisas, nós estamos oferecendo a Deus uma grande glória, porque estamos reconhecendo a Sua sabedoria e a Sua bondade”. São Maximiliano, tu que confiaste totalmente no Senhor, ajuda-nos a tomar as decisões mais importantes de nossa vida, movidos pela fé! São Maximiliano, tu que te deixaste guiar pelo Espírito, ensina-nos a viver cada situação de nossa vida, movidos pela fé! São Maximiliano, tu que viveste sereno, lúcido e operoso em tempos difíceis, caminha conosco para que, movidos pela fé, saibamos ser presença do Evangelho em todo lugar. Encorajados pelo teu testemunho de vida, seremos capazes de viver deixando melhor o “pedacinho de mundo” que o Senhor confiou nas nossas pequenas e frágeis mãos. Amém.

Fonte: O Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.