São Maximiliano Kolbe

A consagração à Imaculada segundo a espiritualidade de São Maximiliano

No pensamento de Kolbe, a essência da consagração consiste no “fato de ser da Imaculada totalmente, sob cada aspecto”(EK 1329)

Matilde Luvisotto (Arquivo MI)

Escrito por Matilde Luvisotto

08 AGO 2022 - 00H00

A consagração à Imaculada consiste em um ato da vontade feito uma vez e nunca mais revogado, segundo Kolbe. Não é questão de sentimento ou de memória, porque fundamental é somente conformar de modo sempre mais perfeito a própria vontade à da Virgem Maria e oferecer-se a Ela como “coisa e propriedade”: “O ideal de cada componente (da M.I.) é de pertencer à Imaculada, de ser seu servo, filho, escravo, coisa, propriedade, em suma, de pertencer a Ela sob qualquer denominação que o amor a Ela tenha imaginado ou queira, em qualquer tempo, pensado; pertencer a Ela sob cada aspecto por toda a vida, na morte e por toda eternidade. Ser seu sem qualquer restrição, irrevogavelmente, para sempre”(EK 1211).

Oferecendo-nos a nós mesmos à Virgem, oferecemos também tudo aquilo que nos pertence. Mas não é por isso que a consagração exige que se abandone o mundo, a família: “Não! Pode-se muito bem continuar a ocupar-se de todos os honestos afazeres nos quais está empenhado, só que enfim não se está mais sozinho a oferecer os próprios problemas cotidianos a Deus, mas é Ela, a Imaculada, da qual se tornou propriedade, que os apresenta a Deus” (EK 1310).

Divulgação
Divulgação


Para São Maximiliano Kolbe, então, a consagração à Imaculada deve ser: sem reserva, ilimitada no tempo e nas diversas situações ou circunstâncias da vida. Eis uma das suas ousadas expressões: “Eu, depois, sou todo e totalmente teu, seja tanto a alma quanto o corpo; a minha vida inteira, a minha morte, a minha eternidade te pertencem para sempre: digna-te fazer comigo qualquer coisa que quiseres. Eu estou plenamente satisfeito. Se quiseres, digna-te tomar-me também neste mesmo instante. Se preferires mais tarde, então mais tarde. Eu sou teu, Mãezinha” (EK 988).

Os termos com os quais Kolbe se refere mais frequentemente para exprimir a totalidade da consagração à Imaculada são “coisa e propriedade” e “instrumento”. Com o termo “coisa” Kolbe quer indicar que, como as realidades materiais se consumam com o uso, do mesmo modo o consagrado à Imaculada deve estar disposto a consumir-se por Ela.

O termo “instrumento”, de um lado indica a totalidade da própria doação, do outro, o aspecto dinâmico de total doação. Os termos coisa e propriedade evidencia que o nosso pertencer a Maria deve ser absoluto, sem qualquer obstáculo ou reserva, ajudam a entender que a entrega à Imaculada no seu dinamismo interno deve conduzir o cristão a uma transformação de si mesmo até alcançar a plena identificação, a verdadeira fusão com a Virgem Maria: “O elemento fundamental de uma semelhante transformação consiste em conformar, em fundir, em unificar nossa vontade com a sua”(EK 579).

Fonte: O Mílite

Escrito por
Matilde Luvisotto (Arquivo MI)
Matilde Luvisotto

Matilde Luvisotto é mílite consagrada há mais de trinta anos, participante do primeiro grupo de leigos formados pelo Frei Sebastião para iniciar a missão da Milícia da Imaculada na cidade de Santo André-SP.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.