Por Espiritualidade Em São Maximiliano Kolbe Atualizada em 13 AGO 2019 - 14H42

Deus tem um plano de Amor para nós!

Imaculada: relacionamento com a Santíssima Trindade


Imgrum
Imgrum
Imaculada: a perfeita relação com a Santíssima Trindade


São Maximiliano define a Imaculada como a criatura que mais perfeitamente de relacionou com a Santíssima Trindade. Ele evidencia o fato de Maria ser a Esposa do Espírito Santo não apenas porque concebeu por obra do Espírito Santo, mas também e acima de tudo porque se deixou plasmar perfeitamente por Ele:

“Desde a eternidade, porém, Deus havia previsto uma Criatura que em nada, nem mesmo na menor coisa, se havia distanciado dEle, que não desperdiçou nenhuma graça, que não se apropriou de nenhuma coisa recebida dEle. Desde o primeiro instante de sua existência o Doador das graças, o Espírito Santo, estabeleceu a própria morada na sua alma, tomou posse absoluta dela e penetrou nela de tal modo que o nome de Esposa do Espírito Santo não expressa senão uma sombra distante, pálida, imperfeita, ainda que verdadeira, dessa união. Ele não permitiu que Ela fosse contaminada pela mancha do pecado original: foi concebida sem pecado, concebida imaculadamente” (SK 1224, Miles Immaculatae I-III de 1938).

Deus, por sua vontade e Misericórdia preparou Nossa Senhora para uma missão vital para a história da salvação: foi através dela que nos veio o Redentor. Deus confiou a Ela um projeto e a sua resposta constante e fidelíssima foi SIM. Contemplando Nossa Senhora podemos refletir que também para nós Deus tem um plano de amor que aderindo plenamente à sua Vontade, podemos realizá-lo como a Virgem Maria nos inspira e ensina.

“A Virgem Imaculada, todavia, a mais perfeita entre as criaturas, foi elevada acima de todas as criaturas e é uma criatura ‘divina’ de um modo inefável. O filho de Deus, de fato, desceu do Pai por meio do Espírito, morou nela, se encarnou nEla e Ela se tornou a Mãe de Deus, a Mãe do Homem-Deus, a Mãe de Jesus. Desde então todas as graças, que provêm do Pai através de Jesus, o Filho Encarnado, e do Espírito que mora na Imaculada, são distribuídas precisamente através da Imaculada. Além disso, qualquer manifestação de amor das criaturas não chega antes à presença de Deus se a Imaculada não a tiver purificado das imperfeições, se Jesus não a elevar a um valor infinito e, não a fizer digna, portanto, da majestade do Pai celeste. A união entre o Espírito Santo e a Virgem Imaculada é tão estreita que o Espírito Santo, que penetrou profundamente a alma da Imaculada, não exercita nenhum influxo nas almas se não por meio dEla (SK 1224)”.

A Milícia da Imaculada tem 102 anos de existência e não nasceu por acaso; ela é fruto da inspiração de um jovem que, aderindo perfeitamente à vontade de Deus e às necessidades contemporâneas, deu vida a esta obra. E agora, graças aos milhares de pessoas que deram o seu “sim”, a Obra chegou até aqui. E para seguir adiante? Cabe a nós, milites consagrados, darmos sequência e garantir o desenvolvimento da Evangelização, da melhor maneira possível, acolhendo o projeto de Deus para nós, como Nossa Senhora fez.

Matilde Luvisoto

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Espiritualidade, em São Maximiliano Kolbe

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.