Institucional

Dom Beto é o novo arcebispo de Maceió

Milícia da Imaculada acolhe Dom Beto com alegria e agradece a Dom Antônio Muniz pelo apoio e parceria na evangelização

Escrito por Angelica Lima

03 ABR 2024 - 16H15

Nesta quarta-feira, 3 de abril, o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese Metropolitana de Maceió, capital de Alagoas, apresentada por Dom Antônio Muniz Fernandes, de 71 anos, tendo em vista cuidados com a saúde, segundo informações da CNBB. Agora ele se torna arcebispo emérito. Dom Antônio será sucedido por Dom Carlos Alberto Breis Pereira, até agora arcebispo coadjutor da mesma arquidiocese - composta pelo território de Maceió e de outros 37 municípios.


Dom Antônio Muniz Fernandes na missa do Domingo de Páscoa, em 31 de março

O frade franciscano Dom Beto, como gosta de ser chamado, foi acolhido pelos fiéis daquela grande comunidade no início deste ano. Como coadjutor, Dom Beto já vinha ajudando e substituindo o bispo no exercício de suas funções perante a arquidiocese que, desde a chegada de dom Antônio, em 2007, praticamente dobrou de tamanho, passando de 62 para 107 paróquias, áreas pastorais e quase paróquias. Segundo dados do site da arquidiocese, o clero que tinha 70 integrantes, hoje dispõe de cerca de 170 pessoas, incluindo os padres, religiosos e diáconos.

A presença da Milícia da Imaculada em Maceió

A presença da Milícia da Imaculada é forte na cidade de Maceió por meio da Rádio Imaculada 92,3 FM. Os trabalhos de evangelização da MI na capital alagoana tiveram início em janeiro de 2004, quando as Missionárias da Imaculada Padre Kolbe e os missionários do extinto Instituto MIPK realizaram uma missão em Alagoas.

O carisma da Milícia da Imaculada já estava presente na capital do estado desde 2001 graças à programação da Rede Milícia Sat, hoje, Rede Imaculada de Comunicação, que era veiculada pela Rádio Milênio entre 0h e 5h. A emissora começava sua programação com o programa “A Igreja no Rádio 1ª Edição”. Já em setembro de 2004, iniciou-se um trabalho mais direto. A emissora passou a transmitir uma programação evangelizadora durante as 24 horas do dia pelas ondas da 92,3 FM.

Atualmente, a Rádio Imaculada 92,3 FM opera com 10 mil Watts, transmitindo a participação de vários sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas profissionais de diversas áreas. Suas antenas em lugar plano e úmido são privilegiadas, atingindo toda a capital e também cidades do interior em um raio de, aproximadamente, 80 quilômetros.


Dom Antônio Muniz em entrevista para a Rádio Imaculada de Maceió

A Milícia da Imaculada em Maceió acolhe com alegria Dom Beto e agradece a Dom Antônio Muniz Fernandes por todo apoio e parceria na evangelização neste tempo de caminhada à frente da arquidiocese de Maceió

Dom Carlos Alberto Breis Pereira

O recém-chegado Dom Carlos Alberto Breis Pereira era bispo de Juazeiro, na Bahia, até ser nomeado como arcebispo coadjutor de Maceió. Ao desembarcar e presidir a sua primeira missa, na Igreja de São Lucas, no Stella Maris, já esclareceu que gosta de ser chamado de Dom Beto. Nascido em 1965 em Santa Catarina, ingressou na Ordem dos Frades Menores, OFM, aos 17 anos. Tornou-se frade franciscano em 1987, estudou Filosofia e Teologia em Olinda e Recife PE e foi ordenado sacerdote em 1994, em Fortaleza, CE.

Dom Beto chegou a ser aluno do próprio dom Antônio no curso de Teologia, no Seminário Franciscano de Olinda, e desempenhou diversas funções na sua ordem religiosa. Em 2016 foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro, BA. No quadriênio de 2019 a 2023, foi membro da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB e vice-presidente do Regional Nordeste 3 da Conferência. Em 2023, foi eleito presidente do Regional - cargo que desempenhou até o início de 2024.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.