Institucional

Milícia da Imaculada participa de Romaria Diocesana

Diocese de Santo André celebra seus 70 anos de criação em Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, com missa presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini

Escrito por Angelica Lima

04 MAI 2024 - 12H52 (Atualizada em 04 MAI 2024 - 14H15)

Em celebração pelos seus 70 anos de criação, a Diocese de Santo André, na Grande São Paulo realiza neste sábado, 4 de maio, uma romaria diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida. Segundo informações da assessoria de imprensa da Diocese, 289 ônibus levaram cerca de 15 mil pessoas a Aparecida, sendo 99 padres, 20 diáconos e todos os seminaristas, saindo das sete cidades que compõem o território diocesano, para celebrar e agradecer a Mãe Aparecida pelos serviços de evangelização realizados ao longo destas sete décadas, um momento de fé, devoção e comunhão entre os fiéis que viajaram juntos para expressar seu amor e gratidão à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

A sede da Milícia da Imaculada em São Bernardo do Campo pertence à Diocese de Santo André, e em sinal de comunhão e sinodalidade, fiéis do Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Kolbe participaram da Romaria. Para o reitor do Oratório, Frei Josemar Bertes OFM Conv., além do aspecto religioso, a romaria também promove momentos de integração e confraternização entre os fiéis, fortalecendo os laços comunitários e proporcionando uma experiência espiritual enriquecedora para todos os participantes: “Nós, como Franciscanos, Menores, Conventuais, temos uma honra, a alegria, porque chegamos aqui há 75 anos atrás: 1949. E cinco anos depois, Santo André se torna diocese. Então nós pudemos ser recebidos e acompanhar o início dessa diocese e com a graça de Deus, estamos presentes nela até os dias de hoje. Esperamos continuar servindo o povo de Deus da melhor forma. Hoje presentes aqui por meio da Comunidade Santuário Senhor do Bonfim, também estamos presentes por meio da Paróquia Maria Imaculada e com a Milícia da Imaculada. Então, para nós é uma honra estarmos aqui na casa da mãe Aparecida, celebrando 70 anos da nossa diocese. Queremos, em nome de todos os franciscanos, parabenizar a Dom Pedro pelo seu aniversário, também frei Carlos, que é reitor do Santuário Senhor do Bonfim que completa mais 1 ano de vida. Que Deus abençoe a todos e a esse belíssimo trabalho que a nossa diocese realiza. E esperamos que a Mãe Aparecida continue nos abençoando, conduzindo os nossos passos e aumentando cada vez mais o número de vocacionados e vocacionadas a serviço do Reino de Deus”.

Os milites se encontraram na Milícia da Imaculada às 4h da manhã e, em romaria, se juntaram aos demais coletivos que, quase em procissão, ocuparam a Via Dutra rumo à casa da Mãe. A mílite Priscila Brito externou esta alegria: “Neste lindo dia de Sol, temos a imensa alegria de vir à casa da Mãe Aparecida dar graças a Deus pelos 70 anos da nossa Diocese. Encontrar com quase 15 mil diocesanos em unidade com nossa Santa Igreja. Como Milícia da Imaculada agradecemos de maneira particular ao esforço e dedicação do Frei Josemar por nos proporcionar esse momento tão especial. Sentimo-nos Igreja e comunidade nessa fraternal união, que estamos tendo o prazer de vivenciar”, afirma.

Benedita Fichtner, carinhosamente chamada de Benê, falou da alegria de participar desta romaria: “Estamos aqui na casa da mãe, sendo testemunhas vivas, pedras vivas da diocese de Santo André, enquanto batizados e leigos, somos consagrados a Nossa Senhora, por isso testemunhamos dia e noite, onde estamos tudo aquilo que somos e que temos nossa igreja católica. Ela é maravilhosa. Nossa diocese é ímpar! Os bispos que passaram nos deram muita alegria, deram a vez para o leigo. O leigo na diocese de Santo André não é um sacristão, ele não é uma vassoura que só varre. O leigo na diocese de Santo André tem participação sempre, ele tem a palavra e tem as decisões conjuntas. Os nossos sacerdotes nos dão oportunidade para movimentar tudo aquilo que é o nosso desejo de cristão católico batizado. Portanto, eu estou muito feliz por estar aqui, neste dia, na casa da Mãe, celebrando 70 anos da diocese de Santo André”, afirma com entusiasmo.

Já no Santuário Nacional de Aparecida, às 10h30, milhares de fiéis da Diocese de Santo André participaram da Santa missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, que completa neste dia 5 de maio mais um ano de vida. Em sua homilia, Dom Pedro lembrou a missão dos apóstolos e destacou a participação de leigos e leigas, presbíteros e diáconos comprometidos com a missão, que ajudaram a construir sete décadas de história da diocese. O bispo falou também da alegria de celebrar 70 anos da Diocese de Santo André na Casa da Mãe Aparecida: “O sentimento é de gratidão a Deus, de Alegria, de podermos celebrar aqui nesta Basílica os 70 anos. Isso é muito significativo porque nós queremos, pelas mãos de Maria, oferecer esta grande Ação de Graças. E juntos com Ela, continuarmos caminhando na Esperança. É esse o sentido da nossa peregrinação”, afirmou. Dom Pedro agradeceu a presença e participação da Rádio Imaculada 1490 AM, que faz parte da Diocese: “E agradecemos também à Rádio Imaculada pela divulgação, por ter participado deste momento de Alegria, de confraternização da nossa Igreja Diocesana de Santo André. Muito obrigado” concluiu.

A Diocese de Santo André foi criada em 22 de julho de 1954 pelo então Santo Padre Pio XII, sendo constituída pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande Da Serra. O primeiro bispo foi Dom Jorge Marcos de Oliveira, de 1954 a 1975. Desde a sua fundação, a diocese tem sido um farol para os fiéis, tanto na orientação espiritual, quanto na educação religiosa e assistência social.

É uma das maiores dioceses do Brasil, com mais de 2,8 milhões de habitantes e 106 paróquias. Realizou o seu primeiro Sínodo entre 2016 e 2017, já com Dom Pedro Carlos Cipollini, 5º Bispo Diocesano, nomeado pelo Papa Francisco, em 27 de maio de 2015, tendo tomado posse no dia 26 de julho do mesmo ano.

A Romaria Diocesana é um momento de fé e devoção, no qual os leigos das diversas paróquias da diocese se unem em uma demonstração de amor e devoção à Virgem Maria, participando da celebração no Santuário e fazendo suas preces e agradecimentos à Padroeira do Brasil.

Ao celebrar seus setenta anos, a Diocese de Santo André tem muito a comemorar. Durante essas sete décadas, inúmeras paróquias foram estabelecidas, serviços sociais e caritativos foram realizados, e uma variedade de programas pastorais foram desenvolvidos para atender às necessidades espirituais e sociais da comunidade.

Neste momento de celebração, é importante reconhecer e agradecer a todos os que contribuíram para o crescimento da Diocese de Santo André ao longo dos anos: bispos, padres, religiosos, leigos engajados e todos os fiéis que, com sua dedicação e generosidade, tornaram possível essa jornada de sete décadas de fé e serviço. Que a diocese continue a ser uma luz de esperança e amor na vida da comunidade pelos muitos anos que virão. Parabéns pelos 70 anos de história e serviço!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.