Institucional

Milícia da Imaculada celebra Corpus Christi

Solenidade reuniu grande número de fiéis, que após a Santa Missa participaram da procissão na sede da MI em São Bernardo do Campo

Escrito por MI

08 JUN 2023 - 18H11 (Atualizada em 08 JUN 2023 - 18H27)

Na festa de Corpus Christi, a Igreja revive o mistério da Quinta-Feira Santa à luz da Ressurreição. Nesta celebração, os fiéis reafirmam a sua fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Instituído por Jesus na Última Ceia, este sacramento perpetua na Igreja o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Este é o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

E neste dia 8 de junho, Solenidade do Corpo do Senhor, a Milícia da Imaculada recebeu os fiéis para a Santa Missa que teve início às 15h e foi transmitida pela Rede Imaculada de Comunicação. A celebração foi presidida pelo reitor do Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Kolbe, Frei Alexandre Domiciano, que em sua homilia lembrou os fiéis que a Eucaristia é para nós, alimento salutar e sinal de amor aos irmãos:

“Este alimento nos transfigura, nos transforma e nos torna sinais de amor de Cristo para os irmãos. Comungar significa estar unido a Cristo, unido ao projeto de Deus e estar unido ao projeto de Deus significa viver a Palavra. E colocando a Palavra em prática podemos ser luz e esperança na vida dos irmãos. Portanto, celebrar a festa de Corpus Christi é celebrar a nossa comunhão com Cristo”, afirmou.


Frei Alexandre saindo em procissão com o Santíssimo Sacramento

Após a celebração da Santa missa, os fiéis presentes na sede da Milícia da Imaculada saíram da Igreja em procissão junto ao Santíssimo Sacramento. De volta à Igreja, viveram um momento de adoração e receberam a bênção.

Para a celebração de Corpus christi deste ano, os colaboradores da Milícia da Imaculada produziram um tapete com temas ligados à solenidade. A proposta foi utilizar material reaproveitado da natureza, que é abundante na sede em São Bernardo do Campo. Segundo Francisca Caetano, sacristã do oratório, a ideia de envolver os funcionários na confecção do tapete foi despertar o amor pela eucaristia e não deixar que o sagrado se perca nas atividades do dia a dia: “eu convidei todos os membros para fazerem parte da confecção do tapete porque eu entendo que na Obra Milícia da Imaculada nós temos que ter união, e nada como estarmos unidos na celebração da Eucaristia”, afirmou.

A origem da celebração de Corpus Christi

Esta celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264. No entanto, a origem dessa festa remonta o ano de 1247, em Liège, na Bélgica, onde surgiu um movimento eucarístico com a finalidade de propagar a fé católica na presença real de Cristo nas espécies eucarísticas.

Nesta ocasião, aconteceu a primeira procissão eucarística pelas ruas da cidade. Anos depois, essa celebração se tornou nacional e, em 1313, o Papa Clemente V a estabeleceu como uma festa de caráter mundial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.