Conquistar o mundo inteiro a Cristo pela Imaculada. Este era o propósito de São Maximiliano Maria Kolbe ao fundar em 1917 a Milícia da Imaculada, missão esta que hoje está em nossas mãos. E o mês de agosto é de grande significado e importância para a MI, pois é quando o mundo celebra a memória deste grande santo.
E neste domingo, 20 de agosto, a sede da Milícia da Imaculada em São bernardo do Campo recebeu os fiéis, que se reuniram para celebrar a festa em honra a São Maximiliano, celebrado no último dia 14.
A festa teve início após a celebração da Santa Missa às 7h e contou com muito louvor, animação, oração e música. O público que esteve presente pode aproveitar a praça de alimentação com café da manhã, lanches e doces, espaço para o Pequeno Mílite se divertir com vários brinquedos, música ao vivo e momentos de espiritualidade.
Logo pela manhã, o guardião internacional do Carisma da MI, Frei Sebastião Benito Quaglio conduziu a Coroa de Oração em louvor a São Maximiliano Kolbe, com a participação de um grande número de pessoas. Ao final, o frade concedeu a bênção tendo nas mãos a imagem de Nossa Senhora das Graças e a relíquia de São Maximiliano Kolbe.
E neste domingo foi celebrada a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, transferida do dia 15 de agosto. Frei Sebastião falou sobre como Maximiliano Kolbe pode nos ajudar a compreender e amar a Imaculada: “Acredito que o fato de Maximiliano Kolbe ter terminado a sua vida terrena no Bunker da fome no dia 14 de agosto é porque ele mereceu participar no céu desta festa maravilhosa que é Assunção de Nossa Senhora, que marca, inclusive, o último Dogma proclamado por Pio XII em 1950, para mostrar que Nossa Senhora, concebida sem o pecado original foi glorificada inteiramente também com o seu corpo. E Maximiliano Kolbe deu a vida, eu digo não somente para salvar um pai de família, toda a vida dele foi uma vida oferecida para os outros. Então, eu acredito que Maximiliano Kolbe, neste dia, nos ajuda a entender melhor o que é a festa da Assunção”, afirmou frei Sebastião.
Logo após a oração da Coroa em louvor a São Maximiliano Kolbe, houve um momento de música e louvor, seguido pela celebração da Santa Missa, presidida pelo Reitor do Oratório na sede da Milícia da Imaculada, Frei Alexandre Domiciano. Frei Domiciano destacou a importância da celebração da solenidade da Assunção e mencionou a Vida Consagrada, também celebrada neste domingo, o terceiro de agosto: “Hoje nós temos duas festas que demonstram a importância da nossa fé. Primeiro é a Assunção de Nossa Senhora, e ao mesmo tempo nós vemos a importância de Maria na vida de São Maximiliano, que também nos faz perceber que Maria, Mãe de Cristo e também nossa Mãe que está no Céu, intercede por nós e convida a cada um de nós a trilhar o caminho de seu filho. Então nós temos dois pontos importantes aqui. E um outro ponto importante é que hoje nós celebramos a Vida Religiosa. A importância desses homens e mulheres que dedicam a sua vida em prol do Evangelho, para que a Palavra de Deus desperte no coração, e ao despertar no coração leve a paz, a esperança, o amor, o carinho e a ternura”, destacou Frei Domiciano.
O Frade Franciscano lembrou que, conquistar o mundo inteiro a Cristo através da Imaculada, como nos propõe São Maximiliano, nada mais é do que nos espelharmos nos exemplos de Maria: “conquistar o mundo através da Imaculada é por meio dos exemplos que Maria tem para cada um de nós e devemos nos espelhar nela, porque Maria é mestra em oração, e se ela é mestra em oração todos nós somos convidados a nos matricularmos na escola de Maria. Isso significa confiar no projeto de Deus, entregar a nossa vida e ao mesmo tempo, esperar em Deus, mas não esperar de braços cruzados. É esperar caminhando, dando passos na fé e confiando na misericórdia de Deus. Porque, da mesma forma que Deus foi Misericórdia para Maria, também é misericórdia conosco", afirmou.
Após a celebração da missa das 10h30, a Orquestra Violeiros de Mauá abrilhantou a festa em louvor a São Maximiliano Kolbe. O grupo se apresentou no horário do almoço e deslumbrou os presentes com uma belíssima atuação. A orquestra é formada, em média, por 30 pessoas, e entre os instrumentos que utilizam estão o violão, o acordeom e até dois berrantes.
A programação da tarde seguiu com uma palestra ministrada pela Missionária da Imaculada Padre Kolbe, Marisa Vieira, que falou sobre a vida e a espiritualidade do fundador da Milícia da Imaculada. Em seguida houve música e louvor e a oração do Santo Rosário, conduzida pelo Frei Sebastião Benito Quaglio. E o encerramento deste dia especial se deu com mais uma celebração da Santa missa, presidida pelo Frei Alexandre Domiciano.
Para a festa em louvor a São Maximiliano Kolbe deste domingo, a Milícia da Imaculada recebeu caravanas da Capital Paulista, Guarulhos, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Guarujá, Santos e Porto Feliz, no interior de São Paulo. Quem esteve presente, além das atrações preparadas com muito cuidado e carinho, pode desfrutar de muitas delícias na praça de alimentação, que ofereceu almoço, petiscos, salgados e doces, além de um deliciosos café da manhã.
E para a Milícia da Imaculada, celebrar São Maximiliano Kolbe é uma grande alegria e um privilégio, pois ao se entregar no lugar de um pai de família no Campo de Concentração de Auschwitz, Pe. Maximiliano salvava a vida não apenas daquele homem, mas de milhões de pessoas que são alcançadas por seu ideal evangelizador.
Frei Sebastião recebe título de Cidadão Benemérito
Homenagem foi feita pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo SP, em reconhecimento à trajetória de dedicação, serviço e compromisso do frade franciscano com a comunidade local.
TV Imaculada em BH
Papa Leão abençoa mílites do mundo todo
Frei Gilson Miguel Nunes pôde presentear o Papa Leão com as Fontes Kolbianas e os Estatutos Gerais da MI
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.