Institucional

Milícia da Imaculada realiza festa em honra a seu fundador

Sede em São Bernardo do campo recebeu os fiéis para celebrar a memória de São Maximiliano Kolbe, comemorado em 14 de agosto

Escrito por Angelica Lima

20 AGO 2023 - 17H10 (Atualizada em 22 AGO 2023 - 07H32)

Conquistar o mundo inteiro a Cristo pela Imaculada. Este era o propósito de São Maximiliano Maria Kolbe ao fundar em 1917 a Milícia da Imaculada, missão esta que hoje está em nossas mãos. E o mês de agosto é de grande significado e importância para a MI, pois é quando o mundo celebra a memória deste grande santo.

E neste domingo, 20 de agosto, a sede da Milícia da Imaculada em São bernardo do Campo recebeu os fiéis, que se reuniram para celebrar a festa em honra a São Maximiliano, celebrado no último dia 14.

A festa teve início após a celebração da Santa Missa às 7h e contou com muito louvor, animação, oração e música. O público que esteve presente pode aproveitar a praça de alimentação com café da manhã, lanches e doces, espaço para o Pequeno Mílite se divertir com vários brinquedos, música ao vivo e momentos de espiritualidade.


Frei Sebastião conduzindo a Coroa de Oração em louvor a São Maximiliano Kolbe

Logo pela manhã, o guardião internacional do Carisma da MI, Frei Sebastião Benito Quaglio conduziu a Coroa de Oração em louvor a São Maximiliano Kolbe, com a participação de um grande número de pessoas. Ao final, o frade concedeu a bênção tendo nas mãos a imagem de Nossa Senhora das Graças e a relíquia de São Maximiliano Kolbe.

E neste domingo foi celebrada a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, transferida do dia 15 de agosto. Frei Sebastião falou sobre como Maximiliano Kolbe pode nos ajudar a compreender e amar a Imaculada: “Acredito que o fato de Maximiliano Kolbe ter terminado a sua vida terrena no Bunker da fome no dia 14 de agosto é porque ele mereceu participar no céu desta festa maravilhosa que é Assunção de Nossa Senhora, que marca, inclusive, o último Dogma proclamado por Pio XII em 1950, para mostrar que Nossa Senhora, concebida sem o pecado original foi glorificada inteiramente também com o seu corpo. E Maximiliano Kolbe deu a vida, eu digo não somente para salvar um pai de família, toda a vida dele foi uma vida oferecida para os outros. Então, eu acredito que Maximiliano Kolbe, neste dia, nos ajuda a entender melhor o que é a festa da Assunção”, afirmou frei Sebastião.

Logo após a oração da Coroa em louvor a São Maximiliano Kolbe, houve um momento de música e louvor, seguido pela celebração da Santa Missa, presidida pelo Reitor do Oratório na sede da Milícia da Imaculada, Frei Alexandre Domiciano. Frei Domiciano destacou a importância da celebração da solenidade da Assunção e mencionou a Vida Consagrada, também celebrada neste domingo, o terceiro de agosto: “Hoje nós temos duas festas que demonstram a importância da nossa fé. Primeiro é a Assunção de Nossa Senhora, e ao mesmo tempo nós vemos a importância de Maria na vida de São Maximiliano, que também nos faz perceber que Maria, Mãe de Cristo e também nossa Mãe que está no Céu, intercede por nós e convida a cada um de nós a trilhar o caminho de seu filho. Então nós temos dois pontos importantes aqui. E um outro ponto importante é que hoje nós celebramos a Vida Religiosa. A importância desses homens e mulheres que dedicam a sua vida em prol do Evangelho, para que a Palavra de Deus desperte no coração, e ao despertar no coração leve a paz, a esperança, o amor, o carinho e a ternura”, destacou Frei Domiciano.

O Frade Franciscano lembrou que, conquistar o mundo inteiro a Cristo através da Imaculada, como nos propõe São Maximiliano, nada mais é do que nos espelharmos nos exemplos de Maria: “conquistar o mundo através da Imaculada é por meio dos exemplos que Maria tem para cada um de nós e devemos nos espelhar nela, porque Maria é mestra em oração, e se ela é mestra em oração todos nós somos convidados a nos matricularmos na escola de Maria. Isso significa confiar no projeto de Deus, entregar a nossa vida e ao mesmo tempo, esperar em Deus, mas não esperar de braços cruzados. É esperar caminhando, dando passos na fé e confiando na misericórdia de Deus. Porque, da mesma forma que Deus foi Misericórdia para Maria, também é misericórdia conosco", afirmou.

Após a celebração da missa das 10h30, a Orquestra Violeiros de Mauá abrilhantou a festa em louvor a São Maximiliano Kolbe. O grupo se apresentou no horário do almoço e deslumbrou os presentes com uma belíssima atuação. A orquestra é formada, em média, por 30 pessoas, e entre os instrumentos que utilizam estão o violão, o acordeom e até dois berrantes.


A Orquestra Violeiros de Mauá abrilhantou a festa


A programação da tarde seguiu com uma palestra ministrada pela Missionária da Imaculada Padre Kolbe, Marisa Vieira, que falou sobre a vida e a espiritualidade do fundador da Milícia da Imaculada. Em seguida houve música e louvor e a oração do Santo Rosário, conduzida pelo Frei Sebastião Benito Quaglio. E o encerramento deste dia especial se deu com mais uma celebração da Santa missa, presidida pelo Frei Alexandre Domiciano.

Para a festa em louvor a São Maximiliano Kolbe deste domingo, a Milícia da Imaculada recebeu caravanas da Capital Paulista, Guarulhos, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Guarujá, Santos e Porto Feliz, no interior de São Paulo. Quem esteve presente, além das atrações preparadas com muito cuidado e carinho, pode desfrutar de muitas delícias na praça de alimentação, que ofereceu almoço, petiscos, salgados e doces, além de um deliciosos café da manhã.

E para a Milícia da Imaculada, celebrar São Maximiliano Kolbe é uma grande alegria e um privilégio, pois ao se entregar no lugar de um pai de família no Campo de Concentração de Auschwitz, Pe. Maximiliano salvava a vida não apenas daquele homem, mas de milhões de pessoas que são alcançadas por seu ideal evangelizador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.