Institucional

“O Pequeno Mílite” faz reflexão sobre autismo

Novo personagem da turminha da História em Quadrinhos da revista da Milícia da Imaculada está dentro do Espectro Autista

Escrito por Angelica Lima

02 ABR 2024 - 11H40 (Atualizada em 03 ABR 2024 - 09H47)

No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data que marca todo o mês, por meio da campanha “Abril Azul”.

O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento de uma pessoa, podendo ser diagnosticada em qualquer idade e em sujeitos de todas as origens étnicas. O TEA é caracterizado por padrões repetitivos de comportamento, interesses restritos e dificuldades de comunicação.

A Milícia da Imaculada, em sua missão de evangelizar e abraçando o compromisso com o acolhimento, o respeito e a inclusão, traz para reflexão este tema tão relevante e atual na revista “O Pequeno Mílite”. A partir deste mês de abril, um novo personagem passa a fazer parte da turma: Noah é uma criança de 7 anos que está dentro do Espectro Autista e que gosta de histórias de cavaleiros que querem conquistar castelos, e se imagina como sendo o personagem, como explica a jornalista responsável pela revista, Ana Cristina Ribeiro Rosa: “A turma do Pequeno Mílite é conhecida por seu compromisso em trazer histórias que inspiram, com valores cristãos, educativos e catequéticos. Agora, estamos orgulhosos em trazer o Noah. Ele é um menino extraordinário! Ele é único, assim como cada criança na Turma do Pequeno Mílite, mas sua jornada é um pouco diferente porque ele está dentro do Espectro Autista”. Conta.


Revista "O Pequeno Mílite" de abril

Ana Cristina fala também sobre o que motivou a equipe a criar este personagem: “Queremos falar da importância do amor, respeito e empatia para com todas as crianças, independentemente de suas diferenças. Assim como introduzimos o Arthur, um personagem com Síndrome de Down, em 2017, trazemos agora Noah, uma representação do autismo. A chegada do Noah na Turma do Pequeno Mílite é mais do que apenas a de um personagem, é um lembrete de que todos nós, como membros da sociedade, temos a responsabilidade de criar um mundo onde todas as pessoas possam se sentir amadas, valorizadas e incluídas”, afirma a jornalista.

A revista “O Pequeno Mílite” é uma publicação mensal da Milícia da Imaculada, lançada em março de 2014, com o objetivo de levar a mensagem de Jesus e o amor a Nossa Senhora às crianças. Destinada ao público infantil de até 13 anos, a revista traz quadrinhos, passatempos, atividade para construir objetos ou brinquedos passo a passo, desenhos para colorir, charadas, receitas, informação e formação cristã.

Nela, a criança aprende conceitos da fé católica por meio de uma linguagem acessível. As histórias em quadrinhos e as atividades são direcionadas àqueles que frequentam a pré-catequese, a catequese ou a perseverança. Eles começam a relacionar o que aprendem nas aulas e nas missas com o conteúdo que agora encontram em casa. É uma forma de aproximar as realidades da fé ao dia a dia de quem começa a caminhar na comunidade eclesial.

A proposta da revista “O Pequeno Mílite” é integrar os familiares por meio de atividades que sugerem a companhia de um adulto, como leitura, recortes, entre outras, que propiciam um momento juntos entre pais, avós, padrinhos, tios, irmãos mais velhos e as crianças.

Para receber a revista “O Pequeno Mílite” basta entrar em contato com a Central de Relacionamento da Milícia da Imaculada pelo telefone (11) 4397-6500, pelo WhatsApp (11) 96931-7684 ou enviar um email para milicia@miliciadaimaculada.org.br e dizer Sim à evangelização.

O Abril Azul tem o objetivo de envolver toda a comunidade nas causas que incluem tais distúrbios e condições do TEA, a fim de buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva.

A causa é celebrada anualmente no dia 2 de abril, que é considerado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas, ONU.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Institucional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.