MI

Milícia da Imaculada celebra a Paixão do Senhor

Celebração da Paixão foi presidida pelo Frei Alexandre Domiciano OFM Conv., reitor do Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Kolbe

Escrito por Angelica Lima

07 ABR 2023 - 17H52 (Atualizada em 07 ABR 2023 - 18H32)

Ao contrário do que muitos pensam, a Sexta-feira Santa não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor. Neste dia, quando celebramos a Paixão e Morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração devem marcar este momento. E a Milícia da Imaculada tem vivido estes dias do Tríduo Pascal com muita fé e devoção, recebendo os fiéis para as celebrações litúrgicas deste tempo tão rico para a Igreja de Cristo.

O convite da Igreja nesta Sexta-feira Santa é para nos colocarmos diante do Crucificado em adoração. Neste sentido, o Frei Alexandre Domiciano OFM Conv. presidiu a celebração da Paixão do Senhor, no Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Kolbe. A celebração teve início às 15h, seguida pela Procissão do Cristo Morto, quando foi realizada a Via-Sacra.


Frei Alexandre Domiciano em procissão com os fiéis na Milícia da Imaculada

A celebração teve início no silêncio e na meditação, seguidas pela Liturgia da Palavra. Em sua homilia, Frei Alexandre falou da doação de Jesusmaior prova de amor dada à humanidade. Falando da dor da cruz, o frade lembrou aos fiéis que mesmo em meio ao sofrimento, somos chamados à esperança, pois Jesus transforma a dor e a tristeza em paz, serenidade e alegria, sentimentos que vamos experimentar na Páscoa:

“Não devemos ficar cabisbaixos. A nossa vida não se resume na Sexta-feira Santa. A nossa vida se resume na Páscoa. Não devemos desistir da vida, pois na Eucaristia está toda a graça da qual precisamos.”


Após a Celebração da Paixão do Senhor, os fiéis seguiram em procissão

O local onde se encontra a Milícia da Imaculada é muito propício para momentos de oração. A chuva que caiu durante a celebração da Paixão cessou, permitindo que os fiéis saíssem em procissão, meditando a Via Sacra. A tradicional procissão com a imagem do Cristo Morto, relembra o momento em que os discípulos retiram o corpo de Jesus Cristo da cruz para sepultá-lo. 

O Tríduo Pascal não se encerra com a Sexta-Feira, mas no dia seguinte quando se celebra a vitória de Jesus, pois só há sentido em celebrar a cruz, quando se vive a certeza da ressurreição. E neste Sábado Santo a Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de Sua ressurreição.  os fiéis são convidados a se reunirem mais uma vez para celebrar a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Na Milícia da Imaculada a Vigília Pascal será celebrada às 19h. No Domingo de Páscoa, as missas serão celebradas às 7h, 10h30 e 17h.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em MI

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.