Notícias

Brasil recicla cerca de 33 bilhões de latinhas de alumínio

É o índice de reciclagem mais alto desde o começo do mapeamento, em 1990

Escrito por Vladimir Ribeiro

17 ABR 2022 - 15H00

Divulgação

O Brasil reciclou cerca de 33 bilhões de latinhas de alumínio no ano passado. Isso significa que 98,7% de todas as latas produzidas foram reaproveitadas. É o índice de reciclagem mais alto desde o começo do mapeamento, em 1990. De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (Aba) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o índice de reciclagem desse material no país está entre os maiores do mundo.

As duas associações formam, juntas, a Recicla Latas. É uma organização que acompanha o funcionamento do sistema de logística reversa de latas de alumínio para bebidas. Ou seja, acompanha o recolhimento e a reciclagem das latinhas.

O presidente da Abralatas, Cátilo Cândido, explica que esse índice significa 33 bilhões de latinhas recicladas o que classifica o país como referência nesta área.

Desde 2020, a meta é reciclar em torno de 95% das latas de alumínio, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pelo Ministério do Meio Ambiente.

Agora, o desafio é ter desempenho semelhante em outras áreas. Um dos casos que mais chama atenção é o do plástico. O país é o quarto maior consumidor desse material no mundo, mas, de acordo com um levantamento da Ong WWF Brasil, em 2019, reciclava apenas 1,29% do plástico usado. Esse valor leva em consideração dados do Banco Mundial.

Já a Associação Brasileira da Indústria de Plástico indica que, em 2020, pouco mais de 23% dos resíduos plásticos eram reciclados no país.

Fonte: Agência Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.