Por Vladimir Ribeiro Em Noticias

Brasil registra queda na inadimplência em 2020

Dados foram divulgados pela Serasa Experian

Divulgação
Divulgação
Prioridade dos brasileiros no ano passado foi quitar dívidas bancárias


Pela primeira vez em quatro anos, em 2020 houve queda no total de brasileiros inadimplentes. Em dezembro do ano passado, o número de negativados foi de 61,4 milhões pessoas. As informações foram divulgadas pela Serasa Experian.

Em abril do mesmo ano, pouco depois do início da pandemia, 65,9 milhões tinham contas vencidas e não pagas no país, o que representava 41,8% do total de brasileiros acima de 18 anos. Já no último mês do ano, esse índice caiu para 38,6% da população adulta.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, os principais fatores que fizeram a inadimplência cair em 2020 foram o ingresso do auxílio emergencial na economia, as reduções das taxas de juros implementadas pelo Banco Central e uma postura mais flexível das instituições financeiras em renegociações de dívidas.

Do total de compromissos vencidos e não pagos, a prioridade dos brasileiros no ano passado foi quitar dívidas bancárias, explicou Rabi.

Os dados da Serasa Experian mostram ainda que o total de dívidas abertas por CPF caiu de 3,55% para 3,47% no fim do ano passado. O controle de gastos durante a pandemia também favoreceu esse cenário de queda da inadimplência.

Segundo o levantamento, o Amazonas apresentou a maior porcentagem da população inadimplente em dezembro de 2020, com 51,5%, apesar de ter registrado queda de 3 pontos percentuais com relação ao mesmo mês de 2019. 15 estados têm porcentagem de inadimplentes igual ou acima da média nacional de 38,6%, aponta a Serasa.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.