Por Núria Coelho Em Brasil

Brasil tem 134 milhões de usuários de internet; 71% dos domicílios estão conectados

Levantamento é realizado anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação

Divulgação
Divulgação
47 milhões de pessoas, porém, seguem sem acesso à rede mundial de computadores


O Brasil tem 134 milhões de usuários de internet. A estimativa é de levantamento anual realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, o Cetic, órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil. Isso significa que 74 em 100 pessoas com 10 anos ou mais estão conectadas.

47 milhões de pessoas, porém, seguem sem acesso à rede mundial de computadores – o que é portanto, o equivalente a um em cada 4 indivíduos.

A pesquisa divulgada esta semana pelo Cetic traz números apurados no ano passado.

Segundo o levantamento, pela primeira vez, mais da metade da população que vive em áreas rurais declarou ser usuária de Internet, chegando a 53%.

Nas áreas urbanas, esse índice é de 77%.

No fim de abril o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, também divulgou uma pesquisa com números sobre o acesso à internet no país, mas os dados referiam-se aos aos 3 últimos meses de 2018.

Na ocasião, o levantamento do IBGE indicou que, nas áreas rurais, o índice de pessoas com acesso à internet nas áreas rurais era de quase 47% e beirava os 80% nos centros urbanos.

Assim como revelou o IBGE, a pesquisa do Cetic, batizada de TIC Domicílios 2019, mostrou que o celular é o principal dispositivo para acessar a Internet no Brasil.

Quase todos os usuários da rede, 99% deles, acessam a internet por esse tipo de dispositivo móvel – sendo que 58 em cada dos brasileiros acessam a rede exclusivamente por smartphones. Proporção que chega a 85% no caso dos internautas das classes D e E.

Outro recorte da pesquisa é sobre a conexão domiciliar.

Segundo o estudo do Cetic, a Internet está presente em 71% dos domicílios brasileiros, o que significa dizer que mais de 20 milhões de domicílios não estão conectados.

Fonte: Rádio 2

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.