A distribuidora de energia Enel entrou em acordo com o Procon de São Paulo, para não enviar notificação de desligamento de energia por falta de pagamento para quem fizer a contestação da fatura no órgão de defesa do consumidor até o dia 31 de agosto.
O acordo ocorreu depois da Enem receber mais de 40 mil reclamações de consumidores no mês de julho e multa de R$ 10 milhões.
Além disso, a distribuidora de energia elétrica também concordou em parcelar automaticamente, em 12 vezes sem juros, todos os débitos e dívidas dos consumidores que entrarem com reclamação.
No início da pandemia em março, a Enel parou de fazer a leitura dos relógios, e fez a cobrança por média de consumo dos meses anteriores. Essa ação gerou distorções nas contas de algumas pessoas que chegaram a receber valores cinco vezes maiores.
O Procon cobrou da Enel uma nova opção de parcelamento automático, coisa que a distribuidora não fez. Ao invés, a empresa impôs a assinatura de uma confissão de dívida para os consumidores que optaram pelo parcelamento dos valores questionados, prática considerada abusiva pelo Procon.
Além disso, a contestação de consumidores junto à distribuidora estava causando filas e aglomerações em pontos de atendimento da empresa.
O secretário de Defesa do Consumidor de São Paulo, Fernando Capez, explicou os benefícios desse acordo para o consumidor.
Para fazer a reclamação até o dia 31 de agosto, basta acessar o site órgão de defesa do consumidor. Outra opção é realizar a negociação diretamente com a Enel.
A distribuidora lembra que, caso haja a necessidade de o cliente ir a uma das lojas, o atendimento será feito mediante agendamento prévio para evitar filas e aglomerações.
Fonte: Radioagência Nacional
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