Por Vladimir Ribeiro Em Brasil

Enel fecha acordo com Procon de São Paulo para evitar corte de luz

Conta de energia elétrica que for contestada será parcelada

Divulgação
Divulgação
Enel vai parcelar todos os débitos dos consumidores que entrarem com reclamação


A distribuidora de energia Enel entrou em acordo com o Procon de São Paulo, para não enviar notificação de desligamento de energia por falta de pagamento para quem fizer a contestação da fatura no órgão de defesa do consumidor até o dia 31 de agosto.

O acordo ocorreu depois da Enem receber mais de 40 mil reclamações de consumidores no mês de julho e multa de R$ 10 milhões.

Além disso, a distribuidora de energia elétrica também concordou em parcelar automaticamente, em 12 vezes sem juros, todos os débitos e dívidas dos consumidores que entrarem com reclamação.

No início da pandemia em março, a Enel parou de fazer a leitura dos relógios, e fez a cobrança por média de consumo dos meses anteriores. Essa ação gerou distorções nas contas de algumas pessoas que chegaram a receber valores cinco vezes maiores.

O Procon cobrou da Enel uma nova opção de parcelamento automático, coisa que a distribuidora não fez. Ao invés, a empresa impôs a assinatura de uma confissão de dívida para os consumidores que optaram pelo parcelamento dos valores questionados, prática considerada abusiva pelo Procon.

Além disso, a contestação de consumidores junto à distribuidora estava causando filas e aglomerações em pontos de atendimento da empresa.

O secretário de Defesa do Consumidor de São Paulo, Fernando Capez, explicou os benefícios desse acordo para o consumidor.

Para fazer a reclamação até o dia 31 de agosto, basta acessar o site órgão de defesa do consumidor. Outra opção é realizar a negociação diretamente com a Enel.

A distribuidora lembra que, caso haja a necessidade de o cliente ir a uma das lojas, o atendimento será feito mediante agendamento prévio para evitar filas e aglomerações.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.