Por Núria Coelho Em Brasil

Expectativa de inflação dos consumidores recua em maio

Dados divulgados nesta sexta-feira (22), pela Fundação Getúlio Vargas mostram que a taxa deste mês é a menor da série histórica da pesquisa

Divulgação
Divulgação
Pesquisa é feita com base em entrevista de consumidores das capitais Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife


Os consumidores brasileiros acreditam que a inflação para os próximos 12 meses vai ficar em 4,8%. A expectativa de maio deste ano é inferior à taxa de 5,1% de abril e dos 5,4% em maio do ano passado. Os dados divulgados nesta sexta-feira (22), pela Fundação Getúlio Vargas mostram que a taxa deste mês é a menor da série histórica da pesquisa.

A pesquisa é feita com base em entrevista de consumidores das capitais Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Recife.

De acordo com a FGV, o resultado reflete o cenário atípico de deflação de alguns dos principais itens depois da aceleração dos preços dos alimentos no final de março e abril, quando houve um aumento do consumo por causa das incertezas geradas pela pandemia da Covid-19.

Na análise por faixas de renda, neste mês de maio todas as famílias diminuíram suas expectativas para a inflação nos próximos 12 meses. Para as famílias com renda até R$2,1 mil houve queda de 6,2% para 5,8%, enquanto para as famílias com renda a,cima de R$9,6 mil, suas expectativas retornaram ao patamar mínimo histórico, de 4,0%.

Fonte: Rádioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.