O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) autoriza o pagamento do auxílio doença até o fim do ano, mesmo pra quem não passar pela perícia. A medida foi tomada para evitar filas e por conta de todas as dificuldades pra retomar o trabalho presencial nas agências do órgão.
Por conta da pandemia e do fechamento das unidades, o INSS já havia autorizado o pagamento do auxílio-doença com base apenas em documentos, como o atestado médico, que pode ser enviado pela internet. Porém, a medida garantia o pagamento de três parcelas.
Agora, o pagamento vai até dezembro. Porém, o INSS continuará a depositar apenas um salário mínimo por mês, para pessoas nessa situação. O órgão explica que se trata de uma antecipação de valores, já que o cidadão começa a receber sem sequer ter passado pela perícia.
Quando for possível realizar os exames, o trabalhador poderá pedir um novo cálculo do benefício e receber a diferença, caso tenha direito a um valor maior. As mesmas regras, valem para o Benefício de Prestação Continuada ( BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.
Fonte: Rádio 2
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.