Por Vladimir Ribeiro Em Brasil Atualizada em 22 MAR 2019 - 16H50

Michel Temer não presta depoimento à Polícia Federal

Divulgação
Divulgação
Michel Temer fica em silêncio em depoimento


O ex-presidente Michel Temer não prestou depoimento nesta sexta-feira, 22. O emedebista nem chegou a ficar diante dos procuradores porque sua defesa informou antes que Temer ficaria em silêncio. José Baptista Lima, conhecido como Coronel Lima e apontado como operador do ex-presidente, também ficou em silêncio.

O único a falar até o momento foi o ex-ministro Moreira Franco. Ele disse que ouviu de Temer que Coronel Lima era pessoa que ficava à frente da empresa Argeplan. Embora não tivesse expertise e nem pessoal, a empresa foi uma das contratadas para a obra de Angra 3.

A procuradora Fabiana Schneider, integrante da força-tarefa da Lava-Jato no Rio, uma das que foi à Superintendência da PF para ouvir os presos informou ainda que na próxima semana Temer deve ser denunciado por lavagem de dinheiro, corrupção e peculato.

Em prisão preventiva desde a manhã de ontem, Temer passou a noite em uma sala de 20 metros quadrados no terceiro andar da Superintendência da Polícia Federal, com cama de solteiro, ar-condicionado e frigobar. Uma TV também deve ser instalada no local.

Ontem Temer recebeu a visita do ex-ministro chefe da secretaria de governo da Presidência da República Carlos Marun. Na saída do encontro, ele disse que o ex-presidente está triste e como conhecedor de Direito considera a prisão improcedente.

Segundo Marun, embora triste, ex-presidente mantém a confiança na Justiça e está sendo tratado com dignidade e respeito.

Michel Temer e mais 9 pessoas foram presas na Operação Descontaminação ele e é acusado de liderar uma organização criminosa que teria negociado $ 1 bihão 800 milhões de reais em propina.

A operação teve como base a delação do dono da Engevix e investigações sobre obras da usina nuclear de Angra 3.

A defesa diz que nada foi provado contra Temer e que a prisão constitui um "atentado ao Estado democrático de Direito". A defesa do ex-presidente entrou com um pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 2ª REgião, que deve ser julgado na próxima quarta-feira, 27.

Do O Globo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.