Com o Domingo de Ramos, os católicos de todo o mundo deram início as celebrações da Semana Santa. Durante a pandemia, muitos se apegaram à fé, para atravessar os momentos de isolamento e distanciamento social, com altas taxas de morte, no país. Agora, não veem a hora de poder celebrar, juntos, de forma presencial, uma das datas mais importantes para o cristianismo: a Paixão de Cristo.
Um dos eventos mais tradicionais do período é a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, na cidade de Brejo da Madre de Deus, a cerca de duzentos quilômetros da capital de Pernambuco, Recife. Mais de 400 atores e atrizes encenam o maior espetáculo ao ar livre do mundo, para representar a morte de Cristo. Após dois anos de pandemia sem ser realizado o espetáculo, este ano, deve movimentar mais de R$ 200 milhões, na economia do estado de Pernambuco.
Em Minas Gerais, na cidade histórica e turística de Ouro Preto, a tradição da Semana Santa também vai voltar, após dois anos. A 100 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte, os tapetes devocionais são preparados para o domingo de Páscoa, momento esperado pelos católicos, segundo um dos párocos da cidade, Padre Adilson Umbelino Couto.
Aguardam ainda ansiosamente pelo retorno de mais uma tradição, os fiéis da Cidade de Goiás, que fica a 150 quilômetros da capital Goiânia. Também conhecido como Goiás Velho, o município recebeu mais de R$ 200 mil de investimentos para a realização da Procissão do Fogaréu, reconhecida como patrimônio imaterial de Goiás. A encenação representa a perseguição e prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, antes da crucificação. O Diácono da Diocese da cidade, Heber da Rocha, conta que ainda percebe dor nos olhares das pessoas, diante de tantas vidas perdidas na pandemia. Por outro lado, também enxerga a alegria do reencontro na tradição religiosa.
A advogada Mariana Fonseca, moradora da cidade de Goiás é uma das que têm alegria por reviver a tradição. Agora, a expectativa é pela chegada de fiéis que vêm de outras partes, conhecerem de perto a religiosidade das celebrações.
Outro importante polo religioso, que atrai fiéis de todo o Brasil, inclusive na semana Santa é o Santuário Nacional de Aparecida. As missas e eventos ocorrem, também, em torno da via sacra. O santuário fica na cidade de Aparecida do Norte, 180 quilômetros distante da capital paulista, São Paulo.
Apesar de durante toda a semana ser lembrado o percurso até a ressurreição de Cristo, para os católicos, o feriado mesmo é na sexta-feira da Paixão, que representa a crucificação e morte de Jesus. Segue até o domingo de Páscoa, quando eventos, missas e celebrações comemoram a ressurreição de Jesus Cristo e o fim da quaresma.
Fonte: Agência Brasil
Pedro não é um super-herói
Pedro então não é um super-homem, afirmou o Papa: é um homem como nós, que diz "sim" a Jesus com generosidade em sua imperfeição. E é com essa humanidade verdadeira que o Espírito forma a Igreja. “Pedro e Paulo eram pessoas verdadeiras, e nós, hoje mais do que nunca, precisamos de pessoas verdadeiras.”
Entenda a dinâmica da 60ª Assembleia Geral da CNBB
Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.
Tem início a 60ª Assembleia Geral da CNBB
A abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira com a fala do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.