Cidadania

Curitiba: Rede de Proteção Social garante dignidade e amparo à população vulnerável

Uma das capitais mais igualitárias do Brasil. Confira

Escrito por Cibele Battistini

14 MAI 2024 - 01H00

Curitiba oferece uma ampla Rede de Proteção Social, reconhecida inclusive pelo Governo Federal, que desenvolve várias ações de forma integrada para atender pessoas em situação de rua, idosos e crianças em vulnerabilidade, famílias de baixa renda e quem perdeu emprego. Este compromisso da Prefeitura de Curitiba de colocar as pessoas como o centro da vida da cidade também foi confirmado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que em seu estudo "Mapa da Desigualdade entre as Capitais" apontou Curitiba como a capital mais igualitária do Brasil.

"Nossa gestão está comprometida em preparar Curitiba para os desafios do futuro e também em melhorar o dia a dia das pessoas. Podem ser avanços tecnológicos nos serviços, mas também iniciativas com foco social que ajudem a combater a fome, que ofereçam acolhimento a quem mais precisa e que ajudem a resgatar a dignidade", defende o prefeito Rafael Greca.

Direitos garantidos

Para garantir direitos às pessoas que vivem em risco social na capital, o trabalho é intenso e envolve Fundação de Ação Social (FAS) e secretarias municipais de Seguraça Alimentar e Nutricional (SMSAN), Saúde, Defesa Social e Meio Ambiente,

Desde 2019, já foram distribuídas gratuitamente mais de 1,3 milhão de refeições a quem está em risco social através do programa Mesa Solidária. E mais de 1 mil pessoas são atendidas diariamente em hotéis sociais, Centros POPs e outros espaços de acolhimento da Prefeitura.

Mesa Solidária

Lançado no fim de 2019, o programa Mesa Solidária serve refeições gratuitas à população em situação de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua, desempregados e idosos carentes, em espaços confortáveis e com total higiene. Hoje, são cinco pontos: Mesa Solidária Luz dos Pinhais (Centro), Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro), Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco (Campo do Santana), Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola (Cajuru) e Cozinha do Centro POP Plínio Tourinho (Rebouças). Diariamente são servidas 1.100 refeições gratuitas.

ARMAZÉM DA FAMÍLIA

Em Curitiba, o programa Armazém da Família reúne 35 unidades que oferecem gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza até 30% mais baratos que nos supermercados, em média. São mais de 360 mil famílias com renda até cinco salários mínimos da capital cadastradas no programa da Prefeitura, beneficiando um milhão de curitibanos, além de 163 entidades sociais e filantrópicas que podem fazer compras nas unidades. Na Região Metropolitana de Curitiba, são 14 municípios conveniados com 82,5 mil famílias cadastradas, beneficiando cerca de 280 mil pessoas. É obrigatório fazer o cadastro no site do programa para fazer compras nos Armazens da Família (CLIQUE AQUI). As unidades ainda promovem a Semana da Economia, com preços ainda mais baixos.

HORTA URBANA

Desde 2017, a Prefeitura de Curitiba tem intensificado o apoio aos produtores das hortas urbanas. Uma medida que se provou assertiva, afinal além do acesso a alimentos saudáveis sem agrotóxicos, os agricultores estão conseguindo reduzir os gastos com a compra de verduras e têm a possibilidade de geração de renda com a comercialização do excedente. A capital conta com 170 hortas urbanas com apoio da Prefeitura (comunitárias, em escolas e institucionais, como em asilos), que garantem alimentação saudável para cerca de 42.596 pessoas (entre produtores, familiares e comunidades) em bairros como Caximba, CIC, Pinheirinho, Alto Boqueirão, Cajuru, Rebouças, Santa Felicidade, Sítio Cercado, Uberaba, Guaíra e Tatuquara. Anualmente, são colhidas 1.576 toneladas de alimentos frescos e sem agrotóxicos nas hortas urbanas de Curitiba.

RESTAURANTE POPULAR

Considerados serviços essenciais, os Restaurantes Populares atendem, principalmente, idosos e trabalhadores de baixa renda que têm acesso a refeições balanceadas a R$ 3. Diariamente, são servidas 5.100 refeições. Curitiba conta com cinco restaurantes populares (Matriz, Sítio Cercado, Pinheirinho, CIC/Fazendinha e Capanema). Os restaurantes são administrados pela SMSAN.

SACOLÃO DA FAMÍLIA

A Prefeitura de Curitiba, através da SMSAN, disponibiliza para a população 11 pontos do programa Sacolão da Família, no Centro e nos bairros, que comercializam frutas e verduras ao preço máximo de R$ 3,99 o quilo, em média, 30% mais barato que nos supermercados.

Ainda existe o Fazenda Urbana, Câmbio Verde, Banco de Alimentos, Abordagem Social, Cras e Creas, Consultório de rua, Em busca de Trabalho e Cadastro único.

Consulte aqui todas as informações 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Cibele Battistini, em Cidadania

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.