Por Núria Coelho Em Cidadania

Eleições 2020: 148 milhões de eleitores estão aptos a votar

Quem tem pendências com a Justiça Eleitoral não poderá ir às urnas

Divulgação
Divulgação
Não podem votar pessoas com título de eleitor cancelado


Quase 148 milhões de eleitores estão aptos a votar nas eleições municipais no próximo dia 15 de novembro. Mas para evitar surpresas no dia da votação, é bom o eleitor checar para ver se não possui nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não poderão votar nas eleições deste ano as pessoas que não regularizaram a situação de seu título eleitoral até o dia 6 de Maio.

Também não poderão votar aquelas pessoas com o título de eleitor cancelado, seja por não votar nem justificar, nem pagar a multa por três eleições consecutivas. Nesse caso, conta-se cada turno de um pleito como uma eleição isolada.

Pessoas com direitos políticos suspensos também não poderão votar, e, por fim, também estarão impedidos também de votar os eleitores cujos dados não figurem no cadastro de eleitores da seção eleitoral, ainda que ele apresente título eleitoral correspondente à seção e documento que comprove sua identidade.

Nesse caso, os mesários deverão registrar a ocorrência em ata e orientar o eleitor a comparecer ao cartório eleitoral a fim de regularizar sua situação.

O voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Para os jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo.

Fonte: Agência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Cidadania

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.