Noticias

Cobertura da terceira dose da vacina segue abaixo da média

Entre 24 de abril e 14 de maio, foram registrados cerca de 16 mil casos e 100 óbitos diários

Escrito por Vladimir Ribeiro

22 MAI 2022 - 15H00

A cobertura da terceira dose da vacina contra a covid nos grupos mais jovens segue abaixo da média considerada satisfatória. A conclusão foi divulgada nesta semana na nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz.

O cenário atual ainda é motivo de preocupação diante da falta de incentivo do uso de máscaras como medida de proteção coletiva e a não obrigatoriedade do passaporte vacinal.

A análise aponta que, na população acima de 25 anos, a cobertura no território nacional para o esquema vacinal completo é de 80%. A maior cobertura é na faixa etária de 55 a 59 anos, de 63%. E a menor, na faixa de 18 a 19 anos, com 25%, seguida pelos jovens entre 20 a 24 anos, com 30%.

Outra preocupação é com a cobertura vacinal em relação à quarta dose dos idosos: A faixa etária com maior cobertura é de 80 anos ou mais, com 17%. Já a menor, engloba os idosos entre 60 a 64 anos, com 3,4%.

Em relação à terceira dose, nas crianças entre 5 e 11 anos, 60% tomaram a primeira dose e apenas 32% estão com esquema vacinal completo.

O estudo indica que 14 unidades da federação apresentam mais de 80% da população vacinada com a primeira dose e 18 apresentam mais de 70% com a segunda dose. Piauí e São Paulo têm se destacado por uma alta cobertura da vacinação desde a primeira dose. Um dos pesquisadores do Observatório responsáveis pelo boletim Raphael Guimarães destaca ainda que a cobertura vacinal continua heterogênea.

Entre 24 de abril e 14 de maio, foram registrados cerca de 16 mil casos e 100 óbitos diários, o que corresponde a uma taxa de letalidade de 0,7%, alcançando os menores valores estáveis desde o início da pandemia.

Fonte: Radioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.