A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que vai manter a cobrança da bandeira tarifária amarela durante o mês de abril. Com isso, o brasileiro vai pagar no boleto uma taxa extra de R$ 1,34 a cada 100 quilowats consumidos.
Segundo a Aneel, a manutenção desta tarifa se justifica pela quantidade de chuvas registradas em março, que ficaram abaixo do esperado. Os reservatórios das hidrelétricas estão com estoques baixos para esta época do ano.
O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. A bandeira fica na cor verde quando o nível dos reservatórios está alto e não há necessidade de acionamento extra de usinas térmicas, cuja produção de energia é mais cara.
Com os reservatórios baixos, a perspectiva é de alta no custo da energia já que exige o acionamento de mais térmicas. Assim, a bandeira pode passar para as cores amarela e vermelha (patamar 1 ou 2).
O objetivo do sistema de bandeiras é informar aos consumidores quando o custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.
Fonte: Mais News
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.