O governo vai desbloquear R$ 134 milhões para o ministério do Meio Ambiente. O anúncio foi feito pelo vice-presidente Hamilton Mourão na sexta-feira (23). A declaração dele veio depois que o Ibama ordenou que os agentes de combate a incêndios que estivessem em campo voltassem para suas bases nessa quinta-feira (22). O vice-presidente explicou.
"O Salles vem desde julho, na reunião que tivemos do conselho, ponderando que o tesouro tinha que liberar o recurso, porque aquele recurso não ficou com ele. se tivesse ficado com ele, ok, mas não ficou, foi mandado para os estados. E aí esse negócio ficou naquele vai pra lá, vai pra cá. E agora ficou acertado, decidido ontem, nós conversamos, conversei com o Braga Netto, e vai ser liberado os R$ 134 milhões dele".
Mourão disse ainda que o bloqueio dos recursos aconteceu por causa do teto de gastos, que impactou no orçamento do meio ambiente.
"Tem aquele recurso da lava-jato do ano passado, que o Alexandre de Moraes determinou que fosse entregue para os estados. Ele passaria ali pelo meio ambiente e pela agricultura e foi entregue aos estados. O Meio Ambiente entregou esse recurso no começo do ano. Pelo problema do teto de gastos, ao recurso passar por dentro do orçamento, ele impactou o orçamento do ministério do Meio Ambiente".
Na quinta-feira (22), cerca de 1400 brigadistas foram orientados a paralisar os trabalhos em campo, numa tentativa de pressionar o Ministério da Economia a liberar os recursos bloqueados. A paralisação chegou a ser oficializada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Ibama, mas as entidades voltaram atrás pouco tempo depois.
Fonte: Agência Nacional
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.