Igreja

CNBB nos convida a refletir sobre a fome

Dom Joel ofereceu o questionamento sobre o motivo pelo qual as pessoas passam fome, tema da Campanha da Fraternidade deste ano

Escrito por Vladimir Ribeiro

21 FEV 2023 - 09H00

Divulgação

“Nós cristãos, que temos fome de Deus, somos convidados a refletir sobre o tema da fome”. A motivação é do bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, no primeiro vídeo do curso sobre a Campanha da Fraternidade 2023, oferecido pela Edições CNBB e o Setor Campanhas da Conferência. Segundo dom Joel, a próxima CF convida a perguntar, no espírito quaresmal, “por que muitas pessoas na face da terra experimentam o flagelo da fome”.

Em cinco episódios, a formação ofereceu um aprofundamento sobre o tema “Fraternidade e fome”, o qual animará a Campanha da Fraternidade do próximo ano. A proposta do curso é capacitar agentes promotores da Campanha da Fraternidade 2023, preparando lideranças regionais, diocesanas, paroquiais e comunitárias para desenvolver a CF 2023 em suas realidades concretas, através de uma reflexão fundamentada na realidade e na Palavra de Deus, em vista da ação eclesial sociotransformadora.

Fome

Sobre o tema da CF 2023, dom Joel ofereceu o questionamento sobre o motivo pelo qual as pessoas passam fome, “não aquela fome que todos nós temos, presente do Criador, um instinto de sobrevivência para que nosso corpo se mantenha, mas a fome enquanto incapacidade de milhões e milhões de pessoas de terem acesso ao mínimo necessário para se alimentar”.

Recordando o lema – “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16) – o secretário-geral da CNBB motiva a união e o empenho para mudar a realidade.

Diante de tanto sofrimento, diante de tanta dor, quando a impossibilidade vem até nós, nos assustamos. Mas, quando nós nos unimos, colocamos todo nosso empenho naquilo que nós temos e apresentamos a Jesus, o milagre acontece. Assim como aquela multidão foi alimentada por aquela quantidade pequena de pães e de peixes – expressando a presença messiânica de Jesus, na ideia da fartura, do banquete – nós somos convidados a nos colocar diante de Jesus e também transformar o nosso coração, transformar a nossa solidariedade.

Quaresma

Em sua aula introdutória, dom Joel também destaca que a Campanha da Fraternidade “é o nosso modo de viver a Quaresma, buscando uma conversão pessoal, comunitário-eclesial e sociopolítica”. E a relação da CF com a Quaresma é “irrenunciável”:

“Q quaresma dá o tom à Campanha da Fraternidade. A Campanha da Fraternidade ajuda a viver a Quaresma. E essa conexão entre as duas está no enfrentamento e na superação do pecado. A Campanha da Fraternidade mostra uma situação que é consequência do pecado, e a Quaresma é o convite para vencer esse pecado e superar essa situação”.


Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.