Nesta semana, de terça a quinta-feira, 26 a 28 de julho, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove o ‘Seminário CNBB 70 anos’, por meio do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ). A formação será realizada em formato virtual, com sessões apenas pela manhã. O evento integra as ações pensadas pera celebrar o ano jubilar da entidade, iniciado mediante convocação da presidência da entidade em 14 de outubro de 2021, com o tema: ‘CNBB 70 anos: comunhão, participação e missão’.
De acordo com o INAPAZ, o seminário vai trabalhar com três perspectivas (ver, julgar e agir): flashes históricos, sínteses e perspectivas. Segundo o secretário do Instituto, padre Danilo Pinto dos Santos, o objetivo do Seminário será “recuperar elementos históricos da Conferência Episcopal, a fim de contribuir na renovação da sua auto-compreensão, no contexto comemorativo dos seus 70 anos, em vista do aprimoramento do seu serviço à Igreja no Brasil e sociedade”.
A formação vai trabalhar com dois eixos temáticos: a contribuição da CNBB à ação evangelizadora da Igreja no Brasil analisando os assuntos internos das Comissões Episcopais e Regionais, trabalhos pastorais e orgânicos feitos em perspectiva sinodal. Também será oportunidade de tratar do processo de criação da entidade, da eclesiologia que lhe subjaz e da sua contribuição para os rumos da Igreja no Brasil. A proposta é realizar uma abordagem histórico-teológico-pastoral, enfocando a contribuição da Conferência na recepção do Concílio Vaticano II.
O seminário também será a ocasião para os participantes terem contato com o registro histórico das mudanças que a instituição passou à medida do tempo, como mudança das práticas e organização da ação evangelizadora, mudança da sede da Conferência Episcopal do Rio de Janeiro para Brasília, adaptações aos avanços tecnológicos e novas práticas de gestão, por exemplo. Por fim, o seminário também trará a oportunidade de se analisar o diálogo da Conferência com a sociedade, perpassando pelos aspectos político, social, institucional.
Fonte: CNBB
Leão XIV: 1 ano de pontificado
Do primeiro discurso da sacada central da Basílica de São Pedro à presença em meio ao povo africano, relembre os atos de Leão XIV no primeiro ano como Papa.
Após emendas, texto das DGAE será apresentado hoje na 62ª Assembleia Geral da CNBB
Atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil é o tema central do encontro do episcopado Brasileiro.
CNBB inicia hoje processo de apreciação das novas Diretrizes Gerais
Bispos reunidos na 62ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP) discutem também nesta sexta-feira Análises de Conjuntura Eclesial e Sociocultural.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.