Por MI Em Igreja Atualizada em 13 FEV 2019 - 15H00

Comissão realiza seminário da ação evangelizadora no âmbito educacional

Trabalho da comissão abrange quatro áreas de atuação: educação, cultura, universidades e o ensino religioso

CNBB
CNBB
Trabalho da comissão abrange quatro áreas de atuação: educação, cultura, universidades e o ensino religioso


Os setores Educação e Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB se encontraram para dois eventos, de 08 a 10 de fevereiro, em Brasília.

Trata-se do II Seminário da ação evangelizadora no âmbito educacional da Igreja no Brasil e um encontro de colaboradores dos dois setores.

A sinodalidade do pontificado do Papa Francisco também esteve presente no evento, que se concluiu com um aprofundamento sobre as novas Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2019-2022 - tema central da 57ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorre de 01 a 10 de maio, em Aparecida, São Paulo.

Para o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação CNBB, dom João Justino de Medeiros, os encontros foram frutíferos.

“Houve excelente interação entre os setores educação e universidades, apontando caminhos de trabalho comum também nos regionais e dioceses. Evidenciou-se o empenho dos participantes em diferentes projetos a favor de uma ação evangelizadora no marco da eclesiologia missionária, tão incentivada pelo Papa Francisco. O saldo dos trabalhos é altamente positivo, mesmo sabendo que há muita estrada para percorrermos”, destacou.

Na reunião do Setor Universidades, o grupo se aprofundou no novo documento de estudo da CNBB: “Setor Universidades: identidade e missão“, que será lançado na Assembleia Geral da CNBB, a atualização dos projetos, apresentação do calendário 2019 e a reorganização do setor.

Já no primeiro encontro do Setor Educação, falou-se de diversos aspectos ligados à educação, a necessidade de reorganizar a estrutura do setor e uma apresentação de como funciona o trabalho do setor universidades em nível nacional.

Conforme o assessor do Setor de Educação, padre Eduardo Rocha, o encontro foi muito relevante para o setor.

“Neste final de semana, tivemos a oportunidade de avaliar o caminho feito e repensar estratégias para avançar na formação e articulação da Pastoral da Educação nos regionais da CNBB. Sabemos a importância da educação e sua capacidade de transformação de uma sociedade. A Igreja sempre prestou grande serviço à educação. Seguiremos esta missão atentos aos novos tempos e colaborando com tudo o que já acontece no Brasil em favor de uma educação humanizadora para todos”, ressaltou.

A Comissão para a Cultura e Educação é uma dentre as 12 Comissões Episcopais Pastorais CNBB e tem a missão de evangelizar pela cultura e educação no país. O trabalho acontece em quatro áreas de atuação, educação, cultura, universidades e o ensino religioso. Nesses setores, a principal atividade é a articulação.


Com informações da CNBB.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.