No próximo domingo (28), a Igreja celebra o Ministério de Catequista. Mais uma vez como forma de reconhecimento afetuoso e repleto de gratidão, o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo, se dirigiu a todos os catequistas, por meio de uma carta, para recordar que a Catequese, juntamente com a Liturgia e a Pregação dos Apóstolos, está na base da formação do Novo Testamento.
“Em outras palavras, o que hoje temos por Palavra de Deus foi antes Catequese dos primeiros cristãos. Cada Catequista de hoje está em linha de continuidade com aquelas vivências mais apaixonadas e alegres da fé partilhada nos primeiros dias da nossa Igreja”.
Em sua carta, dom Peruzzo fala sobre o evangelista Mateus, para ajudar a compreender o sentido deste “ministério”, como chama um outro catequista por excelência, o Papa Francisco.
“Ide… fazei discípulos… ensinai” (Mt 28,19.20). São as últimas palavras do Senhor. E a catequese está no centro da missão para a qual Ele constituíra os seus enviados. Mas também um outro evangelista, desta vez Marcos, nos recorda o caráter precioso da missão do próprio Senhor: “Tomado de compaixão… começou a lhes ensinar muitas coisas” (Mc 6,34).
Na carta, dom Peruzzo salienta que o ministério do catequista não é mera “colaboração” com a comunidade. É parte constitutiva da própria identidade da Igreja. E que a Iniciação à Vida Cristã confere e projeta luzes transfiguradoras para a missão de Catequista e para a evangelização.
Por fim, o arcebispo recomenda aos catequistas, vivamente, ir para conhecer alguma experiência feliz que tenha acontecido em sua paróquia, ou na diocese, ou nas vizinhanças. “São testemunhos maravilhosos. Afloram muitos e criativos encantos pela evangelização”.
A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB também preparou uma sugestão de roteiro para a celebração eucarística com bênção dos catequistas e outra com sugestões para a celebração do Dia do Catequista.
Acesse (aqui) o roteiro para a celebração eucarística com bênção dos catequistas.
Acesse (aqui) a sugestão de roteiro para a celebração do Dia do(a) Catequista 2022.
Fonte: CNBB
Papa: o diálogo rompe o ódio e é o único caminho para a paz
No final da recitação do Angelus, o Papa recorda todos os povos dilacerados pelo conflito e, em particular, Israel e Palestina, diz: "agradeçamos a Deus porque finalmente há uma trégua". O pedido pela libertação de todos os reféns e o desejo de que mais ajuda humanitária entre em Gaza.
Papa Francisco: O meu Presépio
Nesta terça-feira, 21 de novembro, será publicado em italiano o livro do Papa Francisco “Il mio Presepe. Vi racconto i personaggi del Natale” (O meu Presépio. Conto a vocês sobre os personagens do Natal, publicado em português pela Princípia Editora, Ldª, em co-edição com a Livraria Editora Vaticana). O livro também estará disponível em francês, inglês, alemão, espanhol, esloveno. Publicamos a introdução escrita pelo Santo Padre.
Como alimentar a esperança?
“A esperança cristã, não a podemos guardar para nós, como um belo sentimento, visto que se destina a todos. Aproximai-vos em particular dos vossos amigos que talvez aparentemente sorriam, mas por dentro choram, carentes de esperança. Não vos deixeis contagiar pela indiferença e pelo individualismo: permanecei abertos como canais por onde a esperança de Jesus possa fluir e difundir-se nos ambientes onde viveis.”
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.