Para o Cardeal Michael Czerny agora mais do que nunca, devemos ser cidadãos responsáveis e proteger nossa Casa Comum. Falando sobre o Dia da Terra, comemorado em todo o mundo neste 22 de abril, o Prefeito interino do Dicastério do Vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral reflete sobre a razão pela qual a Igreja se preocupa tanto com o Dia dedicado à proteção do planeta.
A cada Dia da Terra, milhões de pessoas em todos os continentes se reúnem para chamar a atenção para a necessidade de salvaguardar nosso planeta.
"A Igreja", afirma o Cardeal canadense, "se preocupa muito com a Terra porque a Terra foi criada por Deus, o mesmo Deus que nos criou a todos como irmãos que são chamados a viver juntos em nossa Casa Comum e a cuidar dela". E o Dia da Terra, continua, "é um dia para lembrar nossa pertença a esta Casa Comum a uma família comum", e para lembrar "nossa muito séria, e eu diria, responsabilidade crescente para cuidar bem desta única Casa Comum que temos".
“Neste ano celebramos o Dia da Terra à sombra de múltiplas falhas sérias, graves e ameaçadoras por parte da família humana para levar esta realidade a sério”
Por esta razão, insiste o Cardeal Czerny, é "um dia urgente" a ser comemorado.
Perto do coração do Papa Francisco
O Prefeito do Vaticano também reflete sobre o porquê da importância para o Papa Francisco de chamar a atenção para a proteção do meio ambiente. O "Papa Francisco", observa o Cardeal Czerny, "nos chamou a prestar atenção ao meio ambiente, praticamente desde o início de seu pontificado e especialmente na sua encíclica Laudato si", a primeira encíclica de um Papa dedicada ao meio ambiente. "Mas para responder à pergunta sobre o porquê da importância para o Papa", destaca o cardeal, "temos que ler a encíclica Fratelli tutti, ali percebemos a profunda importância que é uma vocação única ser irmãos uns dos outros, e cuidar da nossa Casa Comum".
“Não se pode ter um sem o outro”
"Então, isso faz com que o Dia da Terra seja um chamado para sermos cidadãos responsáveis nesta Terra", ressalta o Cardeal, "urgentemente". "Se não for assim, nada faremos", conclui o Cardeal Czerny, lamentando, "essa é, infelizmente, a direção em que estamos indo".
Fonte: Vatican News
Papa Leão e o cuidado com os pobres
O novo documento do Papa foi apresentado no Vaticano
“Dilexi te”: não se pode separar a fé do amor pelos pobres
Publicada a primeira exortação apostólica de Robert Prevost, um trabalho iniciado por Francisco sobre o tema do serviço aos pobres, em cujo rosto encontramos “o sofrimento dos inocentes”. O Papa denuncia a economia que mata, a falta de equidade, a violência contra as mulheres, a desnutrição, a emergência educacional. Ele faz seu o apelo de Bergoglio pelos migrantes e pede aos fiéis que façam ouvir “uma voz que denuncie”, porque “as estruturas da injustiça devem ser destruídas com a força do bem"
Seminário Nacional debate Campanha da Fraternidade 2026
Encontro reuniu animadores, articuladores e parceiros de todo o país em Brasília para avaliar a CF 2025 e aprofundar o tema “Fraternidade e Moradia”, com o lema “Ele veio morar entre nós”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.