Na contagem regressiva, 197 dias nos separam do início do 18º Congresso Eucarístico Nacional. O encontro, esperado desde 2020, foi um dos temas da terceira Coletiva de Imprensa da 59ª Assembleia da CNBB na tarde desta quarta-feira (27), apresentado pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido.
Dom Fernando explicou que o tema do CEN “Pão em Todas as Mesas” foi escolhido a partir da inspiração na música do cantor Zé Vicente. Para o lema, a iluminação é de Atos dos Apóstolos (2,46): “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.
Para acolher o Congresso, já estão confirmados dois locais: o Centro de Convenções de Pernambuco e a Praça do Marco Zero. “Toda a cidade vai estar envolvida com o Congresso”, destaca dom Fernando. Segundo ele, a programação contempla o Simpósio Teológico com 3 conferências e 9 oficinas, Catequeses Públicas, Feira Católica, apresentações culturais, além das exposições Servos de Deus e das Pastorais Sociais do Brasil.
O arcebispo anunciou a criação da Casa do Pão, no centro de Recife, como um legado importante e um marco do Congresso Eucarístico.
Um espaço que é fruto de uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia que permitirá a oferta de alimentos, o atendimento à pessoas em situação de vulnerabilidade e o acompanhamento assistencial de cada caso específico. “Um movimento que ajude os pobres a realmente reencontrarem a sua dignidade”, pontou.
A inauguração da Casa do Pão, durante o Congresso, no dia 15 de novembro, prevê um almoço partilhado entre os bispos participantes do encontro e as pessoas em situação de rua atendidas pela instituição.
Para finalizar, dom Fernando ressaltou a importância da Eucaristia como compromisso comunitário: “Precisamos levar as pessoas a receber a Eucaristia para fazer comunhão com os irmãos e irmãs. Que a Eucaristia nos leve à uma vida espiritual mais intensa, nesta perspectiva da sensibilidade social, da preocupação com os irmãos, sobretudo os mais fragilizados”, concluiu.
Você pode fazer sua inscrição e obter mais informações sobre o Congresso Eucarístico Nacional no site: cen2020.com.br
Fonte: CNBB
Pedro não é um super-herói
Pedro então não é um super-homem, afirmou o Papa: é um homem como nós, que diz "sim" a Jesus com generosidade em sua imperfeição. E é com essa humanidade verdadeira que o Espírito forma a Igreja. “Pedro e Paulo eram pessoas verdadeiras, e nós, hoje mais do que nunca, precisamos de pessoas verdadeiras.”
Entenda a dinâmica da 60ª Assembleia Geral da CNBB
Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.
Tem início a 60ª Assembleia Geral da CNBB
A abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira com a fala do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.