A Semana Nacional de Atualização para Formadores promovida anualmente pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) ocorreu, neste ano, entre os dias de 11 a 15 de Julho de 2022, no Hotel Slaviero Essential, em Guarulhos (SP).
O tema do encontro foi “A importância dos cuidados com a saúde emocional para a formação presbiteral” tendo a assessoria da irmã Silvia Cristina Maia, que é bacharel em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae e cursou Psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Na ocasião, além do caráter formativo, a Semana Nacional de Atualização elegeu a nova diretoria da OSIB, agora composta, pelo próximo quadriênio:
• Pe. Vagner João Pacheco de Moraes (diocese de Osasco – Regional Sul 1) como presidente da OSIB;
• Pe. Edgar Rigoni (diocese de Colatina – Regional Leste 3) como vice-presidente;
• Pe. Carlos Henrique Santos (arquidiocese de Aracaju – Regional Nordeste 3) como secretário executivo;
• Pe. Deoni Alexandrino da Silva (arquidiocese de Cuiabá – Regional Oeste 2) como Tesoureiro;
• Pe. Guilherme Bada Duzioni (diocese de Criciúma – Regional Sul 4) como Coordenador de Publicações;
• Dom José Albuquerque de Araújo, bispo referencial da OSIB Nacional.
O tema do encontro deste ano esteve em comunhão com as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, documento da CNBB de número 110, ao afirmar que “é missão da comunidade de formadores ajudar o seminarista a discernir não só se é chamado por Deus, mas se tem condições para assumir o que o presbiterado pressupõe. Caso seja necessário, ela auxiliará o candidato a procurar também orientação psicológica especializada.” (n. 201).
A Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) é um organismo que visa articular e integrar os Seminários e demais casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros Presbíteros do nosso país, respeitando a caminhada de cada regional, com suas respectivas Igrejas Particulares e dos diferentes Institutos. O bispo referencial da OSIB é dom José Albuquerque de Araújo, bispo auxiliar de Manaus e o padre Jerônimo Batista de Araújo, da diocese de Caicó (RN) como presidente da Organização.
Os marcos doutrinal e referencial são extraídos dos documentos Optatum Totius (sobre formação sacerdotal); Presbiterorum Ordinis (O Documento Ministério e a Vida dos Presbíteros); Perfectas Caritatis (Perfeita Caridade); Pastores Dabo Vobis, Documento da CNBB 110 e, de modo especial, a Nova Ratio Fundamentalis (O Dom da Vocação Presbiteral).
Fonte: CNBB
Pedro não é um super-herói
Pedro então não é um super-homem, afirmou o Papa: é um homem como nós, que diz "sim" a Jesus com generosidade em sua imperfeição. E é com essa humanidade verdadeira que o Espírito forma a Igreja. “Pedro e Paulo eram pessoas verdadeiras, e nós, hoje mais do que nunca, precisamos de pessoas verdadeiras.”
Entenda a dinâmica da 60ª Assembleia Geral da CNBB
Com a característica de ser também eletiva, neste ano, o episcopado brasileiro vai eleger, para o próximo quadriênio 2023-2026, os novos quatro membros para compor a presidência da CNBB; a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.
Tem início a 60ª Assembleia Geral da CNBB
A abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira com a fala do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.