Por Núria Coelho Em Igreja Atualizada em 26 OUT 2021 - 08H20

Há sete anos, Papa João Paulo II era canonizado

João Paulo II trouxe ao papado debate sobre direitos humanos

PixaBay
PixaBay
A Igreja Católica comemora o santo em 22 de outubro


Em 22 de outubro de 1978, o polonês Karol Józef Wojtyła realizou sua primeira missa como Papa João Paulo II. Aos 58 anos, Wojtyła havia se tornado o chefe da Igreja Católica há uma semana. O sacerdote foi escolhido para substituir o papa João Paulo I, que morreu 33 dias depois de dar início ao pontificado.

O polonês foi escolhido depois que cardeais de todo o mundo, com menos de 80 anos, se reuniram na Basílica de São Pedro, na cidade do Vaticano, dez dias após o funeral de João Paulo I. Com quase 32 anos de vida dedicada à Igreja, Wojtyła foi o primeiro papa não nascido na Itália a ser escolhido, depois de quase meio século de líderes italianos.

Sobrevivente do nazismo, levou para o papado sua experiência de vida, plantando na Igreja o debate sobre os direitos humanos e a liberdade religiosa. Como chefe da Igreja, sobreviveu a dois atentados: em maio de 1981, menos de três anos depois da posse, o papa foi atingido por dois tiros enquanto cumprimentava os fiéis na Praça São Pedro. Os disparos foram feitos pelo turco Ali Ağca. No bolso do atirador, havia um bilhete em que assumia toda a culpa pelo atentado - mas o papa João Paulo II nunca acreditou nisso e suspeitava que havia mandantes por trás do crime.

Um ano depois, em 12 de maio de 1982, o sacerdote espanhol Juan Maria Fernandez Krohn conseguiu passar pelos seguranças e ferir o papa João Paulo II com uma faca, durante uma missa no Santuário de Fátima, em Portugal. Na ocasião, o papa conseguiu encobrir o ferimento e continuar com a celebração. Os detalhes do caso só foram revelados em um documentário, em 2008.

Em março de 2000, o papa João Paulo II pediu perdão, em nome da Igreja, pelos erros cometidos contra as mulheres, os pobres e os indígenas. Em 2004, voltou a pedir perdão - dessa vez pela Inquisição.

Durante o tempo em que esteve à frente da Igreja Católica, o papa João Paulo II visitou 129 países nos cinco continentes. Realizou várias cerimônias, em que foram proclamados 1.338 beatos e 482 santos. O papa João Paulo II morreu em 2 de abril de 2005, aos 84 anos, encerrando um pontificado de 26 anos. Foi sucedido pelo papa Bento XVI, que anunciou a beatificação de João Paulo II em maio de 2011. Três anos depois, em 2014, foi canonizado pelo papa Francisco e passou a ser chamado de São João Paulo II. A Igreja Católica comemora o santo em 22 de outubro. 

Fonte: Rádioagência Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.