No dia 19 de novembro, a partir de 16h30, acontece a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil, com coletiva de imprensa e missa solene no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida, em São Paulo. A coletiva de imprensa acontecerá na Sala de Imprensa do Santuário Nacional, com possibilidade de participação presencial dos jornalistas, participação remota via Zoom e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e portal A12, facebook da CNBB e CRB Nacional.
Durante a coletiva, os convidados irão abordar um panorama histórico e a importância de se celebrar um ano vocacional na Igreja do Brasil, as principais atividades que irão acontecer em todo o país, os desafios e perspectivas para a cultura vocacional hoje, dentre outros assuntos correlatos. O bispo de Novo Hamburgo, dom João Francisco Salm, que é o presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, aprofundará o tema “Vocação, graça e missão”; e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” do 3º Ano Vocacional do Brasil.
A Irmã Maristela Ganassini, assessora do Setor Juventudes e Vocações da CRB e membro da Comissão Episcopal para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB em sua fala, apresentará os objetivos do 3º Ano Vocacional e o histórico dos anos anteriores. A terceira convidada da coletiva será Sônia Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), com apresentação sobre o chamado da vocação laical para o serviço eclesial.
Sobre o Ano Vocacional
Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), o Ano Vocacional se estende até 26 de novembro de 2023. A data escolhida para a abertura e encerramento é a solenidade de Cristo Rei, que marca o encerramento do ano litúrgico e o dia nacional dos cristãos leigos e leigas.
A convocação deste ano é a concretização das indicações pastorais do 4º Congresso Vocacional, que se propôs celebrar os 40 anos do 1º Ano Vocacional do Brasil, vivenciado em 1983, e ser uma oportunidade de fortalecer o compromisso de cristãs e cristãos com o chamado à vida e um olhar atencioso para todas as vocações.
A proposta teve aprovação por unanimidade pelos bispos do Brasil, durante sua 58ª Assembleia. A partir daí, trilhou-se o caminho de articulação e preparação com muitos convocados para as diferentes comissões a fim de que esse sonho pudesse se tornar realidade. Conforme o texto-base, o objetivo principal do Ano Vocacional é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.
Para conhecer um pouco mais da história e iniciativas do Ano Vocacional, acesse anovocacional.cnbb.org.br/.
Fonte: CNBB
Leão XIV: 1 ano de pontificado
Do primeiro discurso da sacada central da Basílica de São Pedro à presença em meio ao povo africano, relembre os atos de Leão XIV no primeiro ano como Papa.
Após emendas, texto das DGAE será apresentado hoje na 62ª Assembleia Geral da CNBB
Atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil é o tema central do encontro do episcopado Brasileiro.
CNBB inicia hoje processo de apreciação das novas Diretrizes Gerais
Bispos reunidos na 62ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (SP) discutem também nesta sexta-feira Análises de Conjuntura Eclesial e Sociocultural.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.