Por Vladimir Ribeiro Em Igreja

Mensagem do Papa no Polo Norte graças ao ativista climático Michael

Apoiado por um exoesqueleto desde que um acidente paralisou 75% do seu corpo, o libanês Haddad fará uma longa caminhada no Ártico para chamar a atenção para a emergência climática

Divulgação
Divulgação
Versão do mini livro sobre a Statio Orbis


"Reze por mim no Pólo Norte", foi o que o Papa Francisco lhe disse quando o encontrou no dia 2 de junho no final da audiência geral da quarta-feira. Michael Haddad, um libanês de 40 anos, atleta profissional apesar da sua deficiência e embaixador da boa vontade da ONU para questões ambientais, não só levará consigo as palavras do Papa para o Ártico, mas também uma mensagem concreta, contida em um livro de seis centímetros por oito, do tamanho da palma de uma mão.

É o livro, “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”, publicado pela Livraria Editora Vaticana, que reúne as palavras mais significativas pronunciadas pelo Papa durante a emergência sanitária que abalou o planeta, em particular as homilias matinais na Casa Santa Marta. O livro é acompanhado pelas fotos da inesquecível noite de 27 de março de 2020, quando o mundo inteiro se conectou pela televisão e celulares para seguir o Bispo de Roma em sua caminhada solitária na deserta Praça São Pedro.

Uma edição especial do Dicastério para a Comunicação

O livro - que Francisco ultimamente inclui entre os presentes dados aos Chefes de Estado e outros convidados - foi produzido para a ocasião em uma edição especial "mini" pelo Dicastério para a Comunicação. Michael, no final da corajosa caminhada com muletas e o exoesqueleto que o sustenta, deixará o livro no bunker do Svalbard Global Seed Vault, o maior e mais seguro banco de sementes do mundo, um símbolo da proteção da biodiversidade do planeta, localizado na Noruega, 1300 quilômetros além do Círculo Ártico. O exemplar, que o Papa abençoou hoje, será conservado em um estojo de plexiglass.

Um gesto simbólico para acender o fogo da esperança em um dos lugares mais frios da Terra. É significativo que seja feito por um embaixador da boa vontade que, durante anos, superou todos os limites físicos para chamar a atenção para ações urgentes sobre a mudança climática, o cuidado da casa comum e a inclusão em face da desigualdade.

Evento no Palácio Borromeu

Michael receberá o livro pela manhã de Monsenhor Lucio Ruiz, secretário do Dicastério para a Comunicação, em um encontro no Palácio Borromeu, sede da Embaixada da Itália junto à Santa Sé. O evento foi organizado pela Embaixada juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto para o Diálogo Global e a Cultura do Encontro, com a participação do Dicastério do Vaticano.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.