A cidade de Governador Celso Ramos (SC) vai receber dois eventos da Pastoral Familiar nesta semana. Nos dias 24 e 25, ocorre a 45ª Assembleia Nacional, que será eletiva. E, de 26 a 28, ocorre o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, com o tema “Amor Familiar: vocação e caminho de santidade”.
Bispos referenciais, padres assessores e coordenações de setores e de regionais estarão presentes no encontro, realizado de forma presencial pela primeira vez desde 2019. Na ocasião, serão eleitos os casais que estarão na coordenação e vice-coordenação nacionais da Pastoral Familiar durante os próximos três anos.
O encontro também será oportunidade de apresentar novos materiais que vão auxiliar o trabalho da Pastoral Familiar no Brasil. Na última assembleia, ficou definido o processo de atualização de vários textos utilizados na evangelização das famílias brasileiras.
A atualização levou em conta aspectos do contexto atual da Igreja presentes no novo Diretório de Catequese, a Centralidade da Palavra de Deus, a Iniciação à Vida Cristã, a exortação apostólica Amoris Laetitia e todo o magistério do Papa Francisco.
Reagendado duas vezes, por causa da pandemia do novo coronavírus, o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar vai marcar o reencontro dos agentes de todo o Brasil de forma presencial. Este é o primeiro evento presencial realizado em âmbito nacional desde o 10º Simpósio, em maio de 2019. O último congresso foi em 2017, em Cuiabá (MT).
Quem acolhe e promove de forma conjunta o evento com a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) é o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio da arquidiocese de Florianópolis (SC). Mais de 1200 pessoas se inscreveram para o evento. São agentes de pastoral e integrantes de movimentos e serviços que atuam com as famílias em todo o país.
O tema “Amor familiar: vocação e caminho de santidade” está em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias com o Papa, realizado em junho. E o lema “Se eu não tenho amor, eu nada sou”.
De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, o congresso foi pensado para “aprofundar aquilo que aconteceu em Roma e nas dioceses de todo o mundo” e “fazer com que a dimensão da santidade seja algo que chegue no coração das pessoas”.
Ainda sobre o tema, o bispo de Rio Grande e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, ressaltou a necessidade de cuidar da família, “espaço vital” para a sociedade: “‘Amor familiar: vocação e caminho de santidade’ é acreditar que, pela família, nós vamos santificar o mundo”. disse durante encontro com a diocese de Lorena (SP).
Fonte: CNBB
Papa pede a delegados da COP28 que se concentrem no futuro das crianças
A cúpula climática COP28 teve início nesta quinta-feira, 31 de novembro. Francisco deveria chegar nesta sexta-feira para fazer um discurso e realizar reuniões bilaterais antes de partir no domingo.
Missa marcará início do uso da terceira edição típica do Missal Romano na Igreja do Brasil
No Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, às 8h, o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, preside a celebração de ação de graças pelas duas décadas de preparação do Missal e também pelo envio, pela CNBB e sua editora, a Edições CNBB, de 65 mil missais às dioceses brasileiras no tempo acordado pelo episcopado brasileiro na 60ª AG CNBB.
Pastoral da Aids lança campanha de enfrentamento à epidemia
Desde sua fundação, a Pastoral da Aids assumiu o primeiro de dezembro como uma data significativa do seu engajamento.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.