Igreja

Relicário de Santa Teresinha chega a Curitiba

Escrito por Cibele Battistini

26 MAR 2024 - 06H09

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca recebeu, nesta segunda-feira (25/3), as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, que chegaram à cidade. A acolhida do relicário foi realizada na Igreja Carmelo Nossa Senhora de Assunção e São José, no bairro Guabirotuba.

Sob uma chuva de pétalas de rosas, em homenagem à santa, o prefeito disse, emocionado, que desde menino é devoto.

"Sou filho de Teresinha e devoto de Teresinha. Fiz questão de estar aqui pessoalmente para agradecer esta grande graça que é a chegada do relicário", afirmou o prefeito, em frente à igreja.

Com o prefeito estavam os freis Everton Machado, Anderson Fontes Dias, Alceu Filipin, José Natal Paljkoski, Rafael Rodrigues e Gentil Minatti, além da presidente da Fundação Cultural, Ana Castro, e da assessora de gabinete Silvana Aichinger, representando o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel. A Banda Lyra também esteve presente.

O relicário, uma urna com alguns ossos do corpo da santa, veio da Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França, e está percorrendo cidades brasileiras desde o início de fevereiro até o mês de outubro. Ele é destinado, desde 1994, a peregrinar pelo mundo.

Confira a programação de todas as cidades do Brasil aqui

A chegada ao Brasil foi um pedido da Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil. Em Curitiba, os fiéis poderão ver o relicário e participar das celebrações em igrejas da cidade.

A devota Patrícia Nardelli contou que até filha dela de 7 anos já fez novena para a santa, e ganhou uma rosa.

"Muito linda esta recepção, as rosas, os fiéis. Sou moradora de Curitiba e não quis perder esta oportunidade", contou Patrícia.

Canonização

Santa Teresa de Lisieux, nascida Marie-Françoise-Thérèse Martin em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França, faleceu no dia 30 de setembro de 1897, em Lisieux, com apenas 24 anos de idade.

Ela entrou no Convento das Carmelitas em Lisieux aos 15 anos e viveu uma vida de humildade e amor a Deus. Devota do Menino Jesus e da Sagrada Face de Cristo, procurou em tudo se assemelhar a Jesus, a quem se referia como "Meu Bem-Amado" ou "Meu Pequeno Rei".

Foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI. No ano de 1927 foi declarada "patrona universal das missões católicas"; e em 1997, pelo papa João Paulo II, foi proclamada Doutora da Igreja, graças à atualidade do seu testemunho de fé e a atração que seus escritos e espiritualidade exerceram na vida de inúmeros fiéis, mostrando que a vivência do Evangelho é possível a todos.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Cibele Battistini, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.