Por Vladimir Ribeiro Em Igreja

Vaticano agradece CNBB por reconhecimento ao trabalho do núncio apostólico

Bispos do Brasil agradecem pelos oito anos de trabalho de Dom Giovanni D’Aniello

Divulgação
Divulgação
Dom Giovanni D’aniello esteve por oito anos no Brasil


Em despedida ao núncio apostólico Dom Giovanni D’aniello, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma carta de agradecimento ao secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

De acordo com o documento, os bispos desejam “manifestar incondicional apreço e gratidão ao serviço eclesial qualificado prestado à Igreja no Brasil por Sua Excelência Dom Giovanni D’Aniello, nosso núncio apostólico entre 2012 e 2020.”

Outra carta, também de agradecimento, foi enviada ao Papa Francisco.

Em resposta à manifestação da CNBB, o cardeal Parolin enviou a seguinte correspondência:

“Recebi com viva satisfação a carta 0400/20, do dia 17 de setembro passado, que Vossa Excelência e os membros da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tiveram a amabilidade de dirigir-me, em nome de todo Episcopado Brasileiro, por ocasião do termo da missão do Excelentíssimo Núncio Apostólico Mons. Giovanni D’Aniello.

De modo particular me alegrou verificar o apreço que sentem pelo trabalho pastoral realizado nos oito anos de serviço de Mons. D’ Aniello nessa nobre terra brasileira, por sua incansável presença em várias circunstâncias e localidades desse imenso país, pela disponibilidade, acolhida e solidariedade que ele demonstrara aos Bispos e a todas componentes da Igreja Católica no Brasil. E avaliação positiva mereceu-lhes também o empenho com que o Núncio cessante procurou manter e desenvolver boas relações diplomáticas entre a Santa Sé e a República Federativa do Brasil.

O Papa Francisco, a quem devidamente informei do conteúdo da carta de Vossa Excelência, expressou seu comprazimento, pedindo-me para fazer chegar à CNBB e a todo querido povo brasileiro a sua Bênção Apostólica, juntamente com a certeza de sua proximidade orante neste tempo difícil de pandemia, que infelizmente tem flagelado tão fortemente também esse país.

Estou certo de que a Igreja Católica no Brasil saberá, sob a guia prudente dos seus Bispos, responder pronta e eficazmente aos grandes desafios pastorais do momento presente.

Por isso mesmo, a fim de poder estar cada vez mais próximo de vocês, o Papa Francisco já nomeou um novo Núncio Apostólico na pessoa do Excelentíssimo Mons. Giambattista Diquattro, Arcebispo titular de Giromonte, que em breve vai chegar a Brasília para dar continuidade «à galeria – nas palavras de Vossa Excelência – de importantes e reverenciados Núncios no Brasil».

Neste contexto, considero significativo e talvez útil lembrar as palavras que o Papa Francisco dirigiu precisamente aos Bispos brasileiros, quando lhes encontrou em 2013 no Rio de Janeiro, por ocasião da memorável Jornada Mundial da Juventude: “o resultado do trabalho pastoral não assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas, antes de tudo, você deve saber que a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes”.

Desejo a Vossa Excelência e a todos Bispos do Brasil a força e a coragem apostólica para lançarem as redes da Igreja nas profundas águas de Deus, mesmo neste período de particulares desafios.

Creio, enfim, que seria desejável e oportuno que a presente troca de correspondência entre Vossa Excelência e a minha pessoa se possa tornar pública no site ou noutras publicações da CNBB, inclusive com a finalidade de levá-la ao conhecimento de todos Bispos do Brasil e de cada um dos fiéis.

Ao mesmo tempo que me confio à sua oração à Bem-aventurada Virgem Aparecida, asseguro a minha solidariedade espiritual a Vossa Excelência e a todos Irmãos no Episcopado e de bom grado aproveito a ocasião para me confirmar, com sentimentos de distinta e cordial estima,

De Vossa Excelência Reverendíssima

dev.mo

Secretário de Estado

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.