O índice de brasileiros endividados diminuiu 0,1% no mês de junho, chegando a 77,3% das famílias com dívidas a vencer. Esse foi o segundo recuo consecutivo no índice, que atingiu o recorde da série histórica em abril deste ano. Apesar da redução, a proporção de pessoas endividadas no mês passado está 7,6 pontos percentuais mais alta do que em junho de 2021.
Os números são da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor — que é apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
O levantamento também apurou que o índice de pessoas com contas em atraso no país registrou queda de 0,2%, chegando a 28 e meio por cento. As famílias que afirmam não ter condições de pagar as contas atrasadas atingiu a proporção de 10,6% - o menor índice desde fevereiro deste ano.
O cartão de crédito é responsável pela dívida de 86,6% dos brasileiros. Esse índice recuou quase 2% de maio para junho deste ano. A economista da CNC, Izis Ferreira, explicou que as famílias estão buscando alternativas mais vantajosas do que o cartão de crédito para pagar as dívidas.
A pesquisa da CNC também apontou que a proporção de mulheres endividadas é maior que a dos homens. No entanto, o endividamento do público feminino apresentou recuo de 0,7% em junho, enquanto o público masculino ficou 0,3% mais endividado — conforme explicou a economista Izis Ferreira.
No recorte por faixas de renda, os dois grupos apresentaram diminuição no endividamento. O índice recuou 0,1% entre as pessoas que ganham até dez salários mínimos, e 0,2% entre aqueles que ganham acima desse valor.
Fonte: Radioagência Nacional
Dilexit nos: A nova Encíclica do Papa Francisco
“Amou-nos”, a nova encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus. O quarto documento de Francisco percorre a tradição e a atualidade do pensamento sobre o amor humano e divino do coração de Jesus Cristo.
Ação Social Franciscana: 650 mil atendimentos por ano
Neste mês de setembro, o Sefras — Ação Social Franciscana, celebra 24 anos de dedicação à luta contra a fome, violação de direitos e à inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis.
As doenças mais comuns na primavera
Acompanhe a edição do Imaculada Notícias desta quinta-feira, 12!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.