Por Vladimir Ribeiro Em Noticias Atualizada em 15 DEZ 2020 - 11H35

INSS poderá atrasar concessões de aposentadorias

Supremo Tribunal Federal autorizou aumentar o prazo legal de resposta da Previdência de 45 para 90 dias

Divulgação
Divulgação
Mais 1,8 milhão pessoas aguardam uma resposta da Previdência


O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) terá um maior prazo legal para conceder benefícios. O Supremo Tribunal de Federal autorizou que a Previdência dobre de 45 para 90 dias o tempo para dar resposta sobre um pedido de aposentadoria.

Este prazo é válido para a concessão de aposentaria por tempo de serviço, por idade e o benefício de prestação continuada, pago para idosos e deficientes de baixa renda. A medida não vale para benefícios por invalidez, como o auxílio-doença.

A espera por pensões por morte passa a ser de 60 dias e do salário-maternidade 30 dias. O INSS junto com a Advocacia Geral da União, informaram por meio de nota, que a medida permite acabar com a fila de espera por novos benefícios.

Hoje, mais 1,8 milhão pessoas aguardam uma resposta da Previdência. A espera por uma aposentadoria pode levar mais de três meses. A medida também pode livrar o INSS de pagar multa por conceder aposentadoria com atraso.

Fonte: Mais News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.