Por Núria Coelho Em Jornal Brasil Hoje

Reforma da Previdência pode ser concluída nesta terça-feira, 22, no Senado

Para que seja aprovado, projeto precisa alcançar o mínimo de 49 votos favoráveis

Divulgação
Divulgação
Expectativa é que relatório da PEC paralela seja apresentado nesta quarta-feira, 23, na CCJ do Senado


Oito meses após chegar ao Congresso Nacional, a reforma da Previdência pode ser encerrada nesta terça-feira (22), quando os senadores devem votar, em segundo turno, a PEC, Proposta de Emenda à Constituição, que altera as regras da Previdência Social.

O texto aumenta o tempo de serviço para alcançar a aposentadoria; eleva alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.

Para que seja aprovado, o projeto precisa de 49 votos no Plenário. Mas, antes a Comissão de Constituição e Justiça do Senado precisa aprovar o parecer do relator Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará.

Tasso vai analisar as emendas apresentadas após a votação do primeiro turno. A estimativa prevista de economia para os cofres públicos com a reforma é de R$800 bilhões pelos próximos 10 anos.

Após a votação, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, do MDB, afirma que serão apresentados os próximos projetos do Executivo.

Com a votação da PEC principal da reforma da Previdência, os senadores prometem analisar a chamada PEC paralela que, entre outras mudanças, amplia para os servidores de estados e municípios as novas regras para aposentadoria.

E expectativa é que o relatório da PEC paralela seja apresentado nesta quarta-feira (23) na CCJ do Senado. (Da Rádio Agência Nacional)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Núria Coelho, em Jornal Brasil Hoje

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.