Economia

Por que precisamos de educação financeira?

Uma Educação Financeira voltada às juventudes através das contribuições da espiritualidade cristã

Escrito por MI

12 ABR 2023 - 00H00 (Atualizada em 12 ABR 2023 - 11H40)

DeFato Online

Escrito por Ana Carolina Alves e Augusto Martins| Educação Financeira para a Vida

A juventude é momento de viver e sonhar intensamente. É o momento em que iniciamos a nossa jornada no mundo do trabalho, identificamos nossos estudos e muitas vezes iniciamos uma família. Mas ainda há quem diga que uma Educação Financeira nessa etapa vem para “limitar os bons momentos dessa fase”. Por isso, a artigo desse mês propõe três aspectos importantes para reflexão. Vem comigo nessa jornada!

TEMPO

Em primeiro lugar gostaríamos de salientar a dimensão temporal. Para um jovem, os apelos para viver o “presente” são intensos e isso acontece até mesmo por questões biológicas. O ser humano tem muita dificuldade em se enxergar envelhecendo e quanto mais se é jovem mais distante desse futuro parecemos estar. Entretanto, se invertermos a ótica, percebemos que um jovem tem “a vida toda pela frente” e isso se torna uma grande possibilidade para formar patrimônio. Quanto mais cedo um jovem aprender Educação Financeira, poupar e investir, mais tempo ele tem para que os “juros” do bem entrem em ação. Então, se você pode, comece a poupar e busque conhecimentos de Educação Financeira antes mesmo de ter a sua própria renda. Este é um conhecimento que transforma vidas.

DÍVIDA

Um segundo ponto diz respeito ao consumo. Os apelos ao consumismo desenfreado têm muito enfoque sobre os jovens. Uma pesquisa do SPC Brasil do final de revelou que 19% dos jovens entre 18 e 24 anos estão endividados. Quando falamos em inadimplência, isto é, situação em que não se consegue pagar uma dívida, o estudo mostrou que 46% dos brasileiros com idade entre 25 e 29 anos se encontram nessa situação. Há diversas situações que contribuem para essa triste realidade, mas uma Educação Financeira para a Vida pode lançar luzes à vida das juventudes através do consumo consciente.

Aqui a espiritualidade pode auxiliar muito através do discernimento. Então questione-se sempre: eu realmente preciso disso ou só é um desejo passageiro? A compra deste bem ou serviço vai aumentar a minha qualidade de vida ou vai apenas gerar mais um “boleto”? Será que meus hábitos de consumo estão contribuindo para o meu projeto de vida?

POUPANÇA

Por fim, precisamos falar sobre aposentadoria (ou independência financeira). Já não é de hoje que o sistema previdenciário brasileiro (INSS) vem enfrentando dificuldades. O envelhecimento da população, a diminuição do número de filhos nas famílias e outros aspectos econômicos trazem à tona a necessidade de que os jovens de hoje se preocupem em ter uma aposentadoria complementar. Aí entra a velha máxima: “quanto antes melhor”. Por isso, o planejamento financeiro dos jovens deve contar com uma parcela poupada para se aposentar. Nos vemos no próximo artigo! Lembre-se sempre: Educação Financeira é Educação para a Vida! Comece a poupar e busque conhecimentos de Educação Financeira antes mesmo de ter a sua própria renda. Este é um conhecimento que transforma vidas.

Fonte: Jovem Mílite

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por MI, em Economia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.