Por Vladimir Ribeiro Em Noticias

Jovens Conectados divulgam cartaz para o Dia Nacional da Juventude 2021

Lema do evento deste ano é “Que sejam um!” (Jo 17,21). A proposta apresenta um convite à unidade, “que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida”

Divulgação
Divulgação


O Dia Nacional da Juventude (DNJ) de 2021 já tem uma identidade visual. A equipe de comunicação Jovens Conectados, da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresentou na terça-feira (10), o cartaz da edição de deste ano.

O cartaz foi pensado e confeccionado pela equipe de comunicação da Comunidade Kadosh, expressão juvenil pertencente às Novas Comunidades. A iniciativa de que os jovens de diferentes expressões elaborem o material tem sido aplicada nos últimos anos, “buscando a comunhão e a unidade” e “dando aos jovens o protagonismo da ação”.

Lema e cartaz

O DNJ deste ano traz como lema “Que sejam um!” (Jo 17,21). A proposta apresenta um convite à unidade, “que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida”.

O desafio na construção da arte, segundo os Jovens Conectados, era expressar esta unidade em um design funcional, autêntico, atrativo e expressivo que remetesse à juventude, esperança e a vida, a fim de melhor comunicar o Dia Nacional da Juventude 2021 no Brasil.

Da Carta de São Paulo aos Coríntios, buscaram o trecho “Há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; e há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos” (1 Cor 12, 4-6). A definição do apóstolo sobre unidade, de acordo com os criadores do cartaz, “insiste em juntar palavras que são, aparentemente, opostas: diversidade e o mesmo, diversos e um só. Assim se firma a Unidade no plano de Deus”.

Dessa forma, a composição estética traz formas, cores e “direções” diferentes, porém, todas encontram-se em um único lugar. “No centro está a Cruz, símbolo mor da fé cristã, onde todas as outras ‘formas’ ajustam-se no cartaz, visto que na cruz, Jesus ‘derrubou o muro de separação que havia no meio, a inimizade […] Por meio dele, podemos todos apresentar-nos ao Pai em um só Espírito’ (Ef 2, 14-18). Podemos então ver — ainda que indiretamente — um convite aos jovens do Brasil a pôr Cristo no centro novamente e alcançar, com fruto desta cristocentria, o dom de uma unidade estabelecida em Jesus”, explicam os jovens da Comunidade Kadosh.

Vibração, alegria e vivacidade são destacadas como o resultado do misto de cores e formas presentes no cartaz. “O todo parece estar em “movimento” expressando assim o convite do Evangelho a todos os jovens de não entregarem suas vidas à paralisia ilusória deste mundo, mas vivendo no movimento do Espírito Santo, usufruir das dádivas que unidade traz”, sublinham.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vladimir Ribeiro, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.