Noticias

Missa na Catedral da Sé celebra 470 anos da cidade de São Paulo

No dia da Solenidade da Conversão do Apóstolo Paulo, líderes religiosos de várias denominações, autoridades civis e militares se reuniram para a celebração que comemorou também os 70 anos da Catedral da Sé

Escrito por Angelica Lima

25 JAN 2024 - 16H16 (Atualizada em 26 JAN 2024 - 09H21)

A maior cidade do país completa 470 anos nesta quinta-feira, 25 de janeiro, e para celebrar mais um ano de aniversário da fundação da capital paulista e os 70 anos de inauguração da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, a Catedral da Sé, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, celebrou a tradicional missa da Solenidade da Conversão de São Paulo Apóstolo.

A celebração contou com a presença dos bispos auxiliares da Arquidiocese, sacerdotes, diáconos, e fiéis católicos. Também estiveram presentes o governador do estado, Tarcísio de Freitas e o prefeito da cidade Ricardo Nunes, além de outras autoridades civis e militares e representantes de outras comunidades cristãs e tradições religiosas.

Em sua homilia, Dom Odilo destacou as virtudes do apóstolo Paulo e sua grande convicção ao pregar o Evangelho de Jesus: “Hoje, olhando para o apóstolo São Paulo, dele aprendemos, de novo, esta lição - acolher esta pergunta: o que estamos fazendo? E nos deixarmos interpelar profundamente. O que estamos fazendo está certo? Está de acordo com Deus? Com a dignidade, a honestidade, a justiça? Promove o que é bom, ou pelo contrário? Saulo estava convencido de que estava fazendo a coisa boa, mas deixou-se interpelar. E se deu conta de que não estava fazendo a coisa boa. E aceitou mudar. É este o processo de conversão que nós precisamos fazer ao longo de toda a nossa vida”, disse.


O Governador do Estado Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes estiveram na celebração

A Egbon mi Conceição Reis d' Ogum é da Religião de Matriz Africana Candomblé e todos os anos participa da celebração na Catedral da Sé. Ela fala sobre a alegria de fazer parte desta comunidade que ajuda na construção da história de São Paulo: “Todos os anos eu venho porque a gente faz parte da construção desta grande Metrópole que é São Paulo, e estar na igreja católica é você seguir os ensinamentos familiares, porque nós negros e negras desse país temos história e uma das nossas histórias é estar nas igrejas, nas procissões, nas consagrações... temos esses rituais também dentro dos nossos terreiros, mas quando a gente adentra no espaço sagrado que é a Igreja católica para comemorar 470 anos da cidade de São Paulo é uma honra, é um prazer dar continuidade na história de um povo, fortalecendo a nossa fé”, afirmou.

O representante da Comunidade Muçulmana Átila Cruz falou sobre a natureza acolhedora do Brasil, que respeita as diversidades culturais e religiosas: “O Brasil em si é um país, por natureza, muito acolhedor e pluralista e a reunião de tantas representações religiosas, civis e políticas, mostra esta natureza do Brasil, que é de comunhão, de boa convivência, de respeito uns com os outros, apesar das diferenças, apesar de tudo que pensamos que é para dividir a gente, mas, que na realidade nos une. Então estar dentro de uma casa que significa o Marco Zero da cidade de São Paulo, esta cidade enorme, com uma diversidade grande de classes, etnias, culturas e religiões é, portanto, um momento que nos mostra que na realidade mesmo que tenhamos muitas diferenças, podemos nos reunir seja na casa de quem for. Hoje é na casa do católico, amanhã na casa do muçulmano, no outro dia na casa do budista e assim por diante” . afirmou.

O Pastor Marcelo Leandro é da igreja Presbiteriana Unida do Brasil e Secretário Nacional de assuntos inter-religiosos e ecumênicos da igreja. Ele também falou de respeito e diversidade: “O exemplo que fica é a principal mensagem que Cristo nos deixou: amarmos uns aos outros. Esse é o princípio dessa vivência ecumênica, dessa vivência de inter-religiosidade, de diversidade. É amar o próximo como a nós mesmos. É entender a diversidade do outro, a diferença do outro e não querer pautar a diferença do outro pela minha verdade. A diferença faz parte das nossas vidas. O nosso Pai é um Deus único, que ao mesmo tempo é um Deus de diversidade que é Pai, Filho e Espírito Santo, então por que nós como filhos adotados por Ele através de Cristo não podemos ser e aceitar a diversidade? Crer naquele Deus que ama e nos amou de tal modo e nós amarmos o nosso próximo Independente da sua classe social da sua etnia da sua religião? E nos unirmos em prol de algo maior que é a paz?" Disse.


Pe. José Bizon com membros de comunidades religiosas de São Paulo

O Rabino Raul Meyer esteve na celebração representando a comunidade Judaica, e como todos os outros representantes, também falou sobre o respeito e a comunhão “Não existe uma única verdade. Somos todos participantes desta verdade. Hoje em dia quando as pessoas tentam cada um impor uma religião, uma cultura diferente nós podemos mostrar que cada um é importante, cada religião é importante. E poder estar em uma missa é muito importante porque nós temos a oportunidade de ter um mundo melhor estando juntos, aprendendo do outro. O importante hoje em dia é o diferente porque se eu sei e aprendo contigo eu tô crescendo como ser humano”, afirmou.

Fundada em 25 de janeiro de 1554, pelos missionários jesuítas Padre Manoel da Nóbrega e São José de Anchieta, a pequena Vila, batizada de São Paulo de Piratininga, foi gradualmente crescendo ao redor do colégio que ainda hoje, no atual Pateo do Collegio, conserva algumas das paredes de taipa originais. Hoje a cidade de São Paulo conta com mais de 12 milhões de habitantes, sendo uma das maiores metrópoles do mundo, desempenhando um importante papel na economia nacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.