Por Angelica Lima Em Mundo

OMS: casos de sarampo no mundo quase que duplicam em 1 ano


Vacinas são gratuitas e distribuídas nas unidades de saúde


A Organização Mundial da Saúde, OMS, informou que o número de casos de sarampo reportados em 2018 aumentou em relação ao ano anterior.

De acordo com a agência, depois de analisar a informação disponibilizada por 183 países, foram registados 229.068 casos no ano passado em todo o mundo.

Contágio

Analisando por regiões, o sudoeste asiático registou a maior incidência da doença com mais de 73 mil casos, seguida da Europa, 59,578, e África, 33,879.

Dos casos registados no continente africano, 4,391 tiveram lugar em Madagáscar, onde foi identificado um surto da doença.

A diretora de Vacinação, Imunização e Biológicas da OMS, Katherine O'Brien, lembrou que “o sarampo não vai a lugar nenhum e é responsabilidade de todos", referindo que “por cada pessoa infetada, até nove ou dez pessoas podem apanhar o vírus.”

Há um ano, em meados de janeiro de 2018, tinham sido registados 115.117 casos. Os valores agora anunciados representam quase o dobro.

Além de ser potencialmente fatal, os sintomas do sarampo incluem erupções cutâneas, cegueira e inflamação do cérebro. O vírus pode ser transmitido com extrema facilidade, através de tosse ou espirros, podendo sobreviver durante horas em uma gotícula de água.

Katherine O'Brien alerta que esta doença não conhece "fronteiras geográficas ou políticas" observando, no entanto, que desde o ano 2000, as mortes por sarampo caíram mais de 80% "provavelmente salvando cerca de 21 milhões de vidas" neste período.

Com informações da Onu News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Angelica Lima, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.