A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) lançou o subsídio Hora da Família com celebrações mensais para 2023. A proposta do material é que grupos paroquiais e de famílias reflitam no próximo ano sobre o tema “Família, casa da missão”, em sintonia com o quarto pilar das comunidades eclesiais missionárias propostas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE 2019-2023).
O material conta com nove encontros para realização durante os meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, setembro e novembro. Nos demais meses, serão utilizados os subsídios Hora da Família Especial, em agosto; Hora da Vida, em outubro; e a Novena de Natal, em dezembro. Para cada mês, há o aprofundamento da dimensão missionária da fé.
“Somos uma Igreja em saída e a missionariedade é parte essencial da nossa vida cristã”, recorda o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers. Ele ressalta ainda que “viver a missionariedade é ter a consciência do chamado de Deus para nossa família e nos colocar sempre à disposição da missão que nos for confiada”.
“Desejo que cada encontro e cada tema proposto possa ser semeado nas nossas comunidades com o testemunho de quem os vivenciou. E, todos juntos, possamos formar a grande família dos missionários que levam a paz, o amor, a justiça e a solidariedade a todos os corações”, motivou dom Ricardo.
O subsídio de 2023 é o quarto publicado no formato de encontros mensais, pensado para auxiliar famílias, grupos da Pastoral Familiar e de Movimentos Eclesiais de todo o país. Desde 2020, tem sido uma ferramenta para fazer com que as Diretrizes da Ação Evangelizadora sejam conhecidas e assumidas pela Pastoral Familiar e todos os que com ela tenham contato.
1º Encontro – Famílias missionárias
2º Encontro – Jesus Cristo missionário do Pai
3º Encontro – “De Cristo evangelizador a uma Igreja Missionária”
4º Encontro – O Espírito Santo protagonista da missão
5º Encontro – Os caminhos da missão e a família
6º Encontro – Todo cristão é missionário
7º Encontro – Idosos e enfermos missionários
8º Encontro – Família e espiritualidade missionário
9º Encontro – Família, casa da missão
Celebração do dia das mães – Maria, mãe e discípula missionária
Para requisitar o exemplar impresso, acesse: https://bit.ly/HFMensal2023. A unidade custa R$ 4,20 e o envio será feito a partir da primeira semana de janeiro.
Caso queira adquirir e acessar o Hora da Família diretamente do celular, acesse o aplicativo Estante Pastoral Familiar. Baixe aqui: https://bit.ly/EstantePastoral
Papa pede a delegados da COP28 que se concentrem no futuro das crianças
A cúpula climática COP28 teve início nesta quinta-feira, 31 de novembro. Francisco deveria chegar nesta sexta-feira para fazer um discurso e realizar reuniões bilaterais antes de partir no domingo.
Missa marcará início do uso da terceira edição típica do Missal Romano na Igreja do Brasil
No Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, às 8h, o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva, preside a celebração de ação de graças pelas duas décadas de preparação do Missal e também pelo envio, pela CNBB e sua editora, a Edições CNBB, de 65 mil missais às dioceses brasileiras no tempo acordado pelo episcopado brasileiro na 60ª AG CNBB.
Pastoral da Aids lança campanha de enfrentamento à epidemia
Desde sua fundação, a Pastoral da Aids assumiu o primeiro de dezembro como uma data significativa do seu engajamento.
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.