A suspensão da necessidade de realizar a prova de vida está prevista para acabar no fim deste maio. A medida vem sendo prorrogada pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) desde março do ano passado.
O procedimento, que é obrigatório deve ser feito pessoalmente pelo aposentado em uma agência bancária ou no INSS. Porém, por conta da pandemia, a prova de vida está suspensa.
O procedimento ainda pode ser feito digitalmente, por meio do aplicativo meu INSS. Esta opção vale para aproximadamente 500 mil aposentados e pensionistas que foram notificados pela Previdência.
Outra opção é fazer a prova de vida em caixas eletrônicos nas agências bancárias, mas para isso, o aposentado deve ter a digital cadastrada no banco. De acordo com o Instituto, 6,5 milhões de pessoas já realizaram a prova de vida este ano, mesmo sem a obrigatoriedade.
A Previdência informou que divulgará em breve um cronograma para o retorno gradual do procedimento. Vale lembra que por conta do avanço da pandemia no país, ainda não é seguro ir em locais com aglomeração de pessoas.
Fonte: Mais News
Boleto
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.