Depois das festas de fim de ano e das férias, é chegada a hora da meninada retornar à escola. Na hora da volta às aulas, é muito importante tomar uma série de cuidados para que tudo ocorra da melhor forma. Neste período é necessário voltar a rotinas que são deixadas de lado durante as férias, o que exige esforço, boa vontade e muita dedicação.
Quando pensamos na volta às aulas, questões relacionadas ao dia a dia na escola são as primeiras que aparecem na mente. É muito importante, no entanto, atentar-se a algumas questões relacionadas à rotina da criança, mesmo em casa. Uma rotina saudável e com uma alimentação balanceada traz inúmeros benefícios para os pequenos. Confira algumas dicas que podem ajudar na retomada às aulas:
Sono
As boas noites de sono são fundamentais para a saúde, além de ajudarem na concentração, trazendo benefícios para a rotina escolar. A higiene do sono da criança faz a diferença e vale a pena tomar alguns cuidados, como, por exemplo:
- Criar uma rotina de sono para a criança, estabelecendo horários bem definidos;
- Preparar o ambiente para que ele seja propício ao sono;
- Evitar brincadeiras agitadas antes de dormir;
- Dar um banho morno antes de dormir pode ser uma boa opção;
- Controlar o tempo de tela antes de dormir.
Também vale a pena destacar que o ideal é que o jantar seja oferecido pelo menos duas horas antes de dormir. Além disso, alimentos e bebidas estimulantes devem ser evitados para que não prejudiquem o sono.
Alimentação
Manter uma alimentação saudável é fundamental. E esse cuidado deve fazer parte da rotina da família, independentemente da volta às aulas. Vale a pena se aprofundar nesse tema e, no caso das crianças, conversar com o pediatra a respeito.
Higiene
Reforçar a necessidade dos cuidados com a higiene com os pequenos é necessário em todos os momentos, mas na volta às aulas é ainda mais relevante. Um dos hábitos de higiene mais importantes é bastante simples: lavar as mãos. Elas estão em contato constante com superfícies que podem estar contaminadas e, assim, facilitar a propagação de diversas doenças.
Vale reforçar que as mãos devem ser higienizadas ao chegar na escola, antes das refeições, depois de ir ao banheiro e sempre que possível. Além disso, é necessário ter atenção a outras questões, como, por exemplo:
- Alimentar-se em local limpo e adequado;
- Não compartilhar objetos pessoais, como copos, garrafas e talheres;
- Descartar o lixo em local adequado.
E não para por aí: a chamada “etiqueta respiratória” também deve ser destacada entre as crianças. São medidas simples, como cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir.
Também é fundamental se atentar aos sinais comuns de algumas doenças como a gripe, a Covid-19, a síndrome mão-pé-boca, o sarampo, entre outras. O Viver Bem já produziu alguns artigos com informações válidas a respeito:
Existem diversos outros cuidados que devem ser tomados na volta às aulas. Confira algumas dicas rápidas:
- Reforce a importância da criança se manter hidratada;
- Evite mochilas muito pesadas, pois podem prejudicar a coluna;
- Atente-se aos cuidados no transporte da criança entre a casa e a escola.
Vale reforçar a importância de manter as consultas regulares ao pediatra. Muitas vezes, ao retornar à escola, as crianças se queixam de questões que não estavam presentes antes, como queixas visuais e dor de cabeça, por exemplo.
Nas primeiras semanas de aula, é muito importante se atentar a essas alterações, pois os pequenos podem precisar ajustar o grau dos óculos ou mesmo começar a utilizá-los após uma consulta com um oftalmologista.
Mantenha o cartão de vacinas atualizado
Você leu sobre os cuidados com a alimentação, a importância do sono, o foco na higiene da criança… mas, entre os assuntos mais relevantes quando falamos sobre a volta às aulas, está a vacinação. As vacinas garantem a proteção contra as mais diversas doenças e é extremamente importante ficar atento ao calendário vacinal.
Fonte: Viver bem Unimed BH
Ação Social Franciscana: 650 mil atendimentos por ano
Neste mês de setembro, o Sefras — Ação Social Franciscana, celebra 24 anos de dedicação à luta contra a fome, violação de direitos e à inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis.
As doenças mais comuns na primavera
Acompanhe a edição do Imaculada Notícias desta quinta-feira, 12!
Tempo seco potencializa doenças respiratórias
Acompanhe o Imaculada Notícias desta sexta-feira,13!
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.