Por Ana Cristina Ribeiro Em Meu Planetinha

Amigo Girassol

A flor que se direciona para o sol, assim como nós cristãos nos direcionamos para Cristo, sol da nossa vida



Helianthus annus quer dizer flor do sol. É nosso querido Girassol.

O girassol, como o nome já diz, se direciona para o sol para receber a luz e o calor necessários para a fotossíntese que proporciona o desenvolvimento da planta. O movimento da planta que segue o sol se chama heliotropismo.

As sementes do girassol são nutritivas e, em geral, utilizadas na alimentação de animais e produção de óleo para consumo humano. As flores são empregadas na produção de cosméticos e cremes. As fibras do caule também podem ser usadas na produção de papel.

No Japão, após o acidente nuclear de Fukushima, em 2011, a população plantou girassóis na região atingida, pois a planta tem a capacidade de retirar impurezas da terra e também absorver pequenas quantidades de radiação.

Um dos quadros mais caros do mundo é o do pintor holandês Vicent Van Gogh e se chama Girassóis. Foi pintado em 1888 com mais sete quadros semelhantes. Nele o pintor retrata os ciclos da vida.

Um dos símbolos da Páscoa é o girassol. A flor se move em direção ao sol, como os cristãos seguem atentamente Cristo.

Na mitologia grega, tem a história de uma moça chamada Clície que se apaixonou pelo sol. Como não era correspondida por ele, ficava cabisbaixa durante a noite e de dia seguia atentamente o seu movimento. Depois de abandonada, ela teria se transformado em uma flor que continua seguindo o sol.

Para o Diga Sim da Milícia da Imaculada de 2019 também foi escolhida esta flor como símbolo. Imagina só que todo dia a flor gira olhando para o sol para poder crescer. Não tem um dia que ela fica chateada, ou que se esquece de olhar para o sol, ela é fiel. Nós também queremos todos os dias olhar para Deus e receber dele a luz. E que possamos ser também girassol na vida dos outros, uma presença de cor e alegria na vida das pessoas.

Seja um pequeno mílite



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Cristina Ribeiro, em Meu Planetinha

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.