Nesta edição vamos conhecer mais um elemento da natureza, o fogo. Ele é encontrado na natureza em várias circunstâncias, como nas queimadas, nas fogueiras, nas lavas vulcânicas, nas explosões e no calor do sol.
Em nós, seres humanos, o fogo está no calor do nosso corpo. É um dos elementos mais fascinantes e ao mesmo tempo perigoso.
O fogo também representa luz. Ele é visto na chama de uma vela, na lareira de uma casa, em um vulcão em erupção, no centro da Terra, ou seja, onde tem calor é sinal de que o elemento fogo se manifesta.
Quando o homem descobriu o fogo, sua vida foi transformada. Passou a se aquecer nas épocas frias, iluminou sua caverna para sair da imensa escuridão e conseguiu andar à noite sem dificuldade.
Por meio do fogo é possível ter aquela comidinha quentinha e fresquinha. Ele deixa o nosso alimento mais saboroso e fácil de digerir. O fogo tem o poder de transformar metais para produção de objetos importantes e úteis, como panelas, portões e até o vidro.
Fogo é calor e luz e sua importância na vida humana é essencial. Em nós ele é representado em forma de coração, ação e transformação. Às vezes também vem como um impulso, atitude e vitalidade. O fogo é pura energia. Faz sentirmo-nos vivos. Como tudo na vida, o fogo em excesso não faz bem. Nos deixa agressivos, agitados e acelerados. A falta dele causa desânimo, traz medo e lentidão para a vida.
Para nós católicos, o fogo é representado pelo Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade. Também recebemos por ocasião dos sacramentos do Batismo e da Crisma a vela acesa, que representa a presença do Espírito Santo em nós e que nos dá a missão de ser luz na terra.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.